Círculo De Göttingen E Círculo De Munique
Pesquisas Acadêmicas: Círculo De Göttingen E Círculo De Munique. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathypsy • 13/3/2015 • 442 Palavras (2 Páginas) • 749 Visualizações
fenomenologia e existencialismo: articulando nexos corturando sentidos
O surgimento so movimento fenomenológico: os primeiros momentos
a palavra fenomenologia origina-se do grego composta de duas partes:
FENÔMENO: Aquilo que se mostra, que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos.LOGIA: Capacidade de Refletir, um discurso esclarecedor. ou seja a fenomenologia é uma atitude de reflexão do fenômeno que se mostra para nós, na relação que estabelecemos com os outros, no mundo.
a fenomenológia nasceu da preocupação do seu mais conhecido percursor Edmund Husserl (1859-1938) de fundamentar de forma rigorosa o conhecimento e diz que a fenomenologia não e mera e simples descrição de fenomenos e sim
[...]o metodo que todos os filozofos e ( podemos incluir aqui psicologos ) adotam ou tentam adotar quando se perguntam quais são os fundamentos co base nos quais e possivel justificar certa concepção da realidade quais são as coisas manifestas (os fenômenos), tão claramente manifestas que não podem ser negados.( p.360 )
foi a concepção de fenomenologia de Husserl que, verdadeiramente, inicia o movimento fenomenologico e que, apartir da decada de 1910 começa a fazer seguidores. Husserl foi um matematico que buscou a psicologia para ajudá-lo a responder o que é o numero e o que constitui? Descobriu que a psicologia não responderia as suas questões porque a psicologia era um campo vasto, novo, impactante, mas que estava com dificuldades de fundamentar a si mesma como ciência. foi ovido por essa preocupação com a fundamentação da matematica que Husserl se aproxima da filozofia e assiste durante os anos 1984 a 198, os cursos de Franz Bretano que marcou nele uma fase nova e decisiva: “Entusiasmado pela Filosofia, resolveu dedicar-seexclusivamente a ela, no impulso veemente de lhe encontrar umafundamentação, capaz de sustentar também todas as outras ciências”
Husserl descobre um conceito central importante para a filozofia fenomenologica que é o conceito de internacionalidade da consciencia Toda consciência é voltada para alguma coisa, mas nem sempre podemos abarcá-la completamente. Assim a fenomenologia tem como tarefa desvendar os fenômenos implícitos nas relações intencionais que o homem vive no seu cotidiano com os outros.
De Brentano, Husserl guardará além da distinção entre fenômenospsíquicos e fenômenos físicos, os primeiros comportando uma intencionalidade, como muito bem resume André Dartigues (1973, p. 17-18), que estes fenômenos podem ser percebidos e que o modo de percepção original que deles temos constitui o seu conhecimentofundamental. Desta forma, partindo da experiência, é possível atingir oconcreto, e o mundo da consciência, até então visto como algobasicamente vago destituído de qualquer positividade, controle epossibilidade de previsão, sem qualquer fundamento empírico, no sentidoreinante no período, torna-se acessível através dos atos intencionais daconsciência e seus modos de relação com o mundo.
...