DIVERSIDADE HISTÓRICA
Tese: DIVERSIDADE HISTÓRICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VIVIANE • 2/11/2014 • Tese • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
A diversidade começou com a chegada dos colonizadores em nosso país, envolvendo os nossos descendentes os índios um novo conhecimento de civilização. A partir dai temos uma grande variedade de diversidade histórica, cultural, linguística, sendo passada as gerações futuras.
Segundo os textos a nossa diversidade é parte do nosso patrimônio, pois são heranças as quais devemos nos orgulhar, porque fazemos parte dessa grande história o nosso Brasil.
2.1 DIVERSIDADE HISTÓRICA
Quando pensamos nos primeiros povoadores do Brasil, a chegada dos portugueses nos vem à cabeça. Mas isso está mudando, pois em alguns livros didáticos já temos presente a história dos povoadores indígenas como as primeiras populações que habitaram o território brasileiro.
Mesmo depois de os povos indígenas terem passado pelo processo de conquista e extermínio, eles nos deixaram diversas práticas culturais.
A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena. Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas.
A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano.
Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.
2 DIVERSIDADE CULTURAL
A diversidade cultural pode ser, definido com o conjunto de todos os direitos e obrigações de cada ser humano.
É necessário avaliar a diversidade cultural e promover a coexistência de culturas, grupos étnicos, tecnologias da comunicação e da informação.
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Sua defesa, tem o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos povos que à pertencem . A diversidade é um patrimônio da humanidade é um regime internacional. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos, nem para limitar o seu alcance.
A inclusão e a participação de todos os cidadãos, garantem a diversidade, na sociedade civil e a paz, elas são favorecida pelas políticas, garantindo a livre circulação das ideias para que todas as culturas possam se expressar e serem conhecidas. Dando liberdade de expressão artística e ao conhecimento científico e tecnológico. A diversidade cultural é entendido, como um crescimento económico é uma ligação entre a existência intelectual, afetiva, moral e espiritual passando de gerações presentes e futuras.
Todo o ser humano tem o dever de respeitar o seu semelhante e de aceitar as diferenças de cultura, raça, religião e sexual.
A diversidade cultural é um património comum da humanidade é onde o ser humano deve reconhecer e respeitar a expressão de cada um.
Nós seres humanos devemos defender o direito à existência e à igualdade de oportunidades para todos.
2.2 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
A diversidade linguística funciona como um recurso comunicativo do dia-a-dia .No Brasil de hoje são faladas cerca de 210 línguas. Os grupos indígenas falam cerca de 180 línguas e as comunidades de descendentes de imigrantes, cerca de 30 línguas. Existem duas línguas de sinais de comunidades surdas, línguas crioulas e práticas linguísticas, muitas já reconhecidas pelo Estado, e em outras comunidades afro-brasileiras. Finalmente, há uma grande variedade da própria
...