DOSSIE HISTORIA GERAL
Artigo: DOSSIE HISTORIA GERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliana.souza • 22/11/2014 • 5.318 Palavras (22 Páginas) • 500 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
HISTÓRIA GERAL – 60h
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
No período paleolítico os homens eram nômades, viviam da caça, pesca, não tinham moradia fixa, usavam pedra como instrumentos e descobriram o fogo. No período neolítico os homens eram sedentários começaram a viver em pequenos grupos, descobriram a agricultura e a cerâmica e a domesticar animais. E por último a idade dos metais foi o período das mudanças a substituições das pedras e madeiras por metais, confecções de armas e instrumentos mais funcionais.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):
Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.
- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):
Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):
A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.
- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:
A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.
3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?
O Egito nasceu às margens do Rio Nilo, a economia era praticamente toda era vinda da agricultura, a sociedade egípcia era hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também tinham grande importância para a sociedade, mais abaixo estavam os camponeses, os artesões e os comerciantes e por último os escravos. O Egito tinha dois tipos de linguagens a demótica – mais simplificada e a hieroglífica – mais complexa com utilizações de símbolos e desenhos. A religião predominante era a politeísta, ou seja, adoravam vários deuses, acreditavam na reencarnação e na imortalidade da alma. Na ciência destacou-se a matemática e a saúde, a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação.
4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?
Os espartanos tinham como objetivo a disciplina militar, a criança até 7 anos vivia com a mãe e após essa idade ficavam sob responsabilidade do governo, os meninos estudavam, praticavam exercícios físicos para se tornarem excelentes soldados, já as meninas também estudam e praticavam exercícios mais o treinamento era para a formação e excelentes mães de soldados. Somente após os 60 anos é que podiam ter cargos públicos e se dedicarem a novas atividades. Já os atenienses eram democráticos, a educação era para poucos, somente quem tinha condição de pagar por ela, os cidadãos eram quem davam as leis, eram considerados cidadãos os que nasciam na cidade e cujos pais eram atenienses. As mulheres, crianças, estrangeiros e escravos formavam a maioria da população ateniense e não participam da democracia de Atenas.
5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.
O direito romano o latim que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Na política ideia de republica e a justiça passaram a ser bem distribuída. E propriedade publica e particular.
Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.
1. Reflita sobre a concepção de cidadania e democracia ateniense no período da Grécia Antiga. Registre suas impressões.
Eram cidadãos, cultos servia como referencia, para outros povos, políticos consciente, lutando pelo bem do seu povo estudara o melhor regime
...