Historia Geral
Artigo: Historia Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annajulia • 5/8/2013 • 2.419 Palavras (10 Páginas) • 850 Visualizações
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Quais foram às mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?
Período Paleolítico: lascavam pedras e usavam como instrumentos de trabalho, produziam r e conservam o fogo – fundamental para o cozimento dos alimentos.
Também aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedra como matéria-prima.
Período Neolítico: a capacidade intelectual e a evolução técnica se aceleraram, mudando a forma de organizar a vida humana.
Com o descobrimento da agricultura o homem abandonou a vida nômade e se tornou sedentário (residência fixa). Domesticou animais e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavalos. Assim, já não dependia tanto da caça, da pesca e da coleta de frutos, aprendeu a usar a roda, e a polir a pedra e os ossos dos animais, inventou a cerâmica, começou a tecer a lã dos animais e algumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos.
Período idade dos mentais com a descoberta e o aprimoramento da técnica de fundição, os instrumentos de trabalho ficarão eficientes permitindo o desenvolvimento de técnicas agrícolas. A fabricação do ferro permitiu a produção de armas mais poderosas, que foram sendo usadas em guerras pela conquista de outros grupos.
- Nesta fase, grupos humanos substituíram os objetos e ferramentas que eram feitos com pedras e ossos por metal (cobre e bronze).
2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.
Diversos e enormes templos foram erguidos em homenagem aos deuses, a exemplo dos templos de Luxor e Carnac. Estas construções servem como uma demonstração da importância da religião dentro da sociedade egípcia, que justifica o grande poder de influencia que a classe sacerdotal exercia dentro do império.
O processo de mumificação, forte indicador do grau de desenvolvimento da medicina da época, as pirâmides eram grandes templos e mausoléus, que serviam de abrigo para estas múmias. Além disso, as pirâmides representam o alto desenvolvimento da arquitetura e matemática dos egípcios.
A escrita foi outra grande contribuição deixada pelos egípcios que também foram um dos primeiros povos a utilizarem o papel como mídia, o qual era chamado de papiro.
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Criavam porcos, cabras e bois. Usavam o papiro para fabricar papel, cordas, cestas e sandálias.
A religião desempenhava papel importante na sociedade egípcia, havia cerimônias religiosas para nascimento, casamento, morte, acontecimentos que envolviam toda a sociedade, como as festas na época da colheita. etc.,
As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses. Os principais deuses eram: Osíris – deus da terra e da vegetação; Ísis – deusa das inundações; Hórus – deus do céu; Set – deus da morte. Acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, por isso usavam da prática de mumificação dos cadáveres, em especial dos faraós, colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo para a vida seguinte.
3. Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?
A educação na Grécia teve formas diferentes. No decorrer deste trabalho, veremos essas diferenças. Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra. Entretanto, em Atenas assume uma papel mais intelectual.
4. Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.
A Roma é uma das civilizações mais antigas do mundo. Ela nos deixou múltiplas influências, bem mais do que qualquer outra civilização, pois foi dela que veio a língua portuguesa (com derivação do latim, língua romana), o sistema jurídico (pelas leis e tribunais), e o cristianismo (originado a partir da Palestina, sobre o domínio Romano, até se oficializar e ser criada a Igreja Católica Romana). E tais influências só foram possíveis pela ampla área de domínio romana enquanto Império.
5. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.
Com o crescimento desordenado da população de Roma, e o grande crescimento de desempregados, os camponeses começaram a migrar para as cidades romanas, em busca de uma melhor condição de vida, o governo com medo de então se criar uma revolta criou uma política de “Pão e Circo” onde ofereciam alimentação e entretenimento ao povo, como uma forma de diminuindo as chances de revoltas.
Nos dias atuais, podemos observar que a nossa realidade não é muito diferente, com o aumento do desemprego, o aumento da população nos grandes centros, a falta de moradia, educação, segurança, o governo para “amenizar” essas mazelas que atinge uma grande parte de nossa população cria então uma forma de “assistencialismo barato” como o bolsa família, vale gás, leite das crianças e entre outros programas de assistência para “tapar” a boca do povo para se sair como bonzinho das historia.
UNIDADE 2
HISTÓRIA MEDIEVAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Qual a relação entre os traços culturais do Império Bizantino com os conflitos religiosos ali ocorridos?
Uma das principais características da sociedade Bizantina foi à fusão de valores greco-romanos e orientais. Outro traço marcante no Império foi à influência do cristianismo, já que em Constantinopla17 realizaram-se os primeiros concílios responsáveis pela definição dos dogmas da Igreja Católica. Por muito tempo, Constantinopla foi um centro próspero e florescente com intensas relações comerciais, que se estendiam até o Extremo Oriente.
O Império Bizantino desenvolveu questões religiosas peculiares. Entre diferentes formas de se
...