Desafio Profissional Diversidade
Artigo: Desafio Profissional Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: junioraedu • 16/9/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 547 Visualizações
CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA
CAMPUS MARTE
1º SEMESTRE
ODAIR AUGUSTO CARNEIRO JUNIOR RA 3198227973
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR-TUTOR EAD CAMILA ANDRIOTTI
SÃO PAULO/SP 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com base na atual legislação educacional visando demonstrar como pode ser sua aplicação teórica e prática em um Projeto Pedagógico Curricular com realação aos temas de diversidade e multiculturalismo.
De acordo com os parâmetros estabelecidos no Desafio Profissional, o texto está desenvolvido de forma a apresentar uma pesquisa sobre práticas pedagógicas que estejam em conformidade com a diretrizes sobre como promover a diversidade e o multiculturalismo com o intuito de organizar uma festividade do Dia dos Pais.
DESENVOLVIMENTO
1. PASSO 1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educaçã Nacional (LDBEN 9.394/96)
Consideração com a diversidade étnico-racial.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
A atenção à diversidade deve se concretizar em medidas que levem em conta não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de que o aluno dispõe, mas também seus interesses emotivações.
A escola, ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças — não o elogio à desigualdade.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Braseileira e Africana
Compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupo étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua histtória.
Igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos.
Conhecimento e valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
Busca, da parte das pessoas, em particular de professores não familiarizados com a análisedas relações étnico-raciais e sociais com com o estudo de história e culturaafro-brasileira e africana, de informações e subsidiosque lhes permitamformular concepçõesnão baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1
Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais, visando ampliar e enriquecer as capacidades de cada criança, considerando-as como pessoas singulares e com características próprias.
2. PASSO 2
Título:
Comemoração do dia das Mães da Escola Estadual Capitão Silvio de Farias.
Disponível em: <http://www.jaruonline.com.br/noticia/escola-capitao-silvio-comemora-o-dia-das-maes,geral,4612.html>
Acesso em: 17/04/2014
Análise crítica
A comemoração apresenta alguns pontos positivos em relação aos temas de diversidade e multiculturalismo, como o fato da participação de todos os alunos, professores e demais funcionários da instituição, bem como a participação da comunidade. Além disso, o fato de terem incluido as funcionárias da escola na homenagem às mães, que incluiu um café da mnhã, a meu ver foi muito positivo, pois isto leva a uma maior interação entre a comunidade e a escola, que normalmente fica restrita apenas às reuniões de pais e mestres.
Porém ao meu ver, o evento que contou com apresentações educacionais no auditório reaçizadas pelos alunos, poderia ter uma abordagem mais ampla com atividades como gincanas e exposições e até mesmo ações sociais na comunidade. Até mesmo palestras educativas ou representações teatrais abordando temas sensíveis a diversidade e o multiculturalismo e mesmo com a finalidade de incutir um maior senso de participação da comunidade na escola.
.
3. PASSO 3
Desenho
...