Desafio Profissional Diretrizes Educacionais Para A Educação Brasileira E Educação E Diversidade
Artigos Científicos: Desafio Profissional Diretrizes Educacionais Para A Educação Brasileira E Educação E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlyeducacao • 3/6/2014 • 4.638 Palavras (19 Páginas) • 1.958 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO 7109/GO
CURSO DE PEDAGOGIA
MARLY ROSA DE ASSIS DOMINGOS
RA: 8541940927
DESAFIO PROFISSIONAL:
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
TUTORA EaD: TALITA DE MORAIS MARCELINO
GOIÂNIA
25/04/2014
INTRODUÇÃO
Temos um desafio pela frente: a equipe pedagógica da Escola Municipal Saber Conviver, que completa um ano de efetivo trabalho escolar, elaborou um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo e de acordo com as determinações legais que amparam a Estrutura e Organização da Educação em nosso país.
Neste Projeto estão presentes a cultura da escola, seus valores, crenças, significados e modos de agir de toda a comunidade escolar, sendo que a diversidade pode ser percebida em vários aspectos, seja de ordem étnica, religiosa, sexual e de gênero, de classe social, faixa etária, sotaques, cores, valores, crenças, comportamentos, enfim, ela reflete a sociedade que a compõe, em especial do grupo de alunos atendidos, e esta é a grande riqueza do projeto constituído.
Uma vez que o respeito às diferenças faz parte das aulas, da gestão e organização da escola, chegou a hora de colocar em prática mais uma vez a valorização da diversidade e do multiculturalismo nas atividades extracurriculares organizadas pela escola.
Nosso objetivo é organizar uma festividade em homenagem ao Dia dos Pais, comprometida em assegurar o respeito à diversidade e às distintas culturas presentes na escola tal como observa o Projeto Pedagógico Curricular.
Sabemos que esta iniciativa, além de pioneira, certamente contribuirá para a disseminação dos valores do respeito e da fraternidade entre todos, promovendo a tolerância e dignidade humana, considerando a diversidade familiar presente na convivência escolar.
Como parte da organização, devemos programar esquetes, músicas, apresentações artísticas, exposição fotográfica e de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, entre outras ações pedagógicas que venham implementar a aquisição de conhecimento e abrilhantar o evento especial.
DESENVOLVIMENTO
Passo 01:
Reconhecimento dos principais aspectos referentes à diversidade e ao multiculturalismo presentes nas determinações legais, como:
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96);
- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN);
- Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica;
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
No Art.3º. assegura que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
No Art.4º. diz que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
- atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
No Art.26º. assegura que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
No Art.26º. § 4º. afirma que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.
No Art.32º. determina que o ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante, entre outros:
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
No Art. 37º.§ 1º. diz que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
No Art. 58º. entende por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§ 1º. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
§ 2º. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
§ 3º. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixaetária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
No Art. 59º. assegura aos educandos com necessidades
...