Dia da Diversidade Cultural
Por: wallace1997 • 7/7/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 736 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ENGENHARIA ELÉTRICA
WALLACE ARAÚJO MENDES
DIA DA DIVERSIDADE CULTURAL
SALVADOR
2019
WALLACE ARAÚJO MENDES
DIA DA DIVERSIDADE CULTURAL
Trabalho apresentado ao curso de engenharia elétrica no centro universitário Jorge Amado
Orientador Prof. Roberto Amorim
SALVADOR
2019
A Diversidade Cultural para o diálogo e desenvolvimento é um patrimônio comum da humanidade, a declaração universal da UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) sobre a diversidade cultural foi aprovada em 2001 por 185 Estados e foi aberto pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2002 adotando o Dia Mundial da Diversidade Cultural como sendo 21 de março. O objetivo da data é promover o incentivo de respeito um pelo outro e conhecer às diferenças entre povos e etnia.
A Diversidade Cultural são os diferentes costumes, e essa data é comemorada em mais de cem países. A Diversidade Cultural fornece ideias e perspectivas novas contribuindo para o nosso crescimento e fazendo todos prosperar juntos, tornando pessoas mais fortes por estimular o diálogo intercultural e a paz.
A revolução tecnológica tornou mais acessíveis as formas culturais e artísticas ajudando o desenvolvimento de formas pacificas e sustentáveis para a sociedade. A UNESCO lançou uma publicação Repensar às Politicas Culturais abordando conquista em áreas como governança, mobilidade de artistas e profissionais e promoção dos direitos humanos por meio da cultura. A liberdade artística, por exemplo, sempre atacado por uma série de fatores e forças tanto governamentais e não governamentais, houve avanço na compreensão da importância da liberdade artística, através do consenso da diversidade cultural.
O Brasil é um dos países com maior influência estrangeira contendo uma notável diversidade cultural, especialmente os indígenas e afrodescendentes, possuindo um vasto território existe diferentes culturas entre suas regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul como dança, religião, artesanato, festas culinárias, línguas, crenças, arte dentre outros. Portanto, compreende conjuntos de costumes e tradições de um povo passando de geração para geração como cultura estando presente no nosso dia a dia determinando a convivência com diferenças de todas as ordens, a sociedade e pessoas pensam e agem de forma diferente da outra, mas o que difere de uma cultura para a outra são os próprios conceitos de ética e moral.
...