ERICK JEAN
Artigo: ERICK JEAN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Idaguiar • 9/4/2014 • 309 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Introdução
Todos os dias em que apanhamos o autocarro para nos deslocarmos para o trabalho ou para a faculdade, realizamos grande parte do nosso repertório motor sem nos apercebermos. Sentados no banco, os nossos olhos acompanham distraidamente a paisagem que se desloca para trás, mas retornam sempre a um ponto frontal num ciclo que se repete muitas vezes. A nossa cabeça vira quando entra um passageiro, ou quando uma buzina toca com mais força. A determinado momento, identificamos à distância o local de descida, e damos sinal ao motorista para parar. Decidimos então levantar-nos com o autocarro em movimento para nos aproximarmos da porta de saída.
DEC
3
Neurofisiologia da aprendizagem motora
Introdução
Um indivíduo conduz o carro pela rua de uma grande cidade num dia de semana. De repente, perde o controlo do carro e choca violentamente contra um muro. O motorista, sem ter o cinto de segurança, sofre fratura de crânio e perda de tecido cerebral. Segue-se prolongado coma, lenta recuperação no hospital com a gradativa mas incompleta restauração das funções atingidas. Outro indivíduo presencia o acontecimento de longe.
NOV
29
Aprendizagem motora - a prática
A PRÁTICA
A prática é fundamental ao aprendiz para a aquisição de habilidades motoras. A sua realização pode resultar em desempenhos estáveis e precisos e capazes de superar dificuldades impostas pelo ambiente.
A aprendizagem deve ser, portanto, encarada como uma ação educativa, cuja finalidade é desenvolver no ser humano, capacidades que lhe permitam a integração no meio em que vive, utilizando as estruturas sensório-motoras, cognitivas e afetivas.
NOV
28
Aprendizagem motora - fatores de influência
APRENDIZAGEM MOTORA
O sistema nervoso apresenta duas funções básicas, a manutenção da homeostase do organismo e a emissão de comportamentos, sendo esta última a mais complexa, na medida em que permite a adaptação dos organismos ao meio externo. Os comportamentos são resultados da interação dos fatores genéticos com o ambiente, sofrendo modificações constantes, permitindo a adaptação cada vez melhor do organismo ao meio.
...