ESTRUTURA DA ETAPA DE SUPERVISÃO
Relatório de pesquisa: ESTRUTURA DA ETAPA DE SUPERVISÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keliana10 • 25/11/2014 • Relatório de pesquisa • 704 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
ESTRUTURA DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Como estruturar o relatório?
Ao se estruturar o relatório, além dos elementos pré e pós-textuais, dá-se espaço adequado para as seguintes partes: a) introdução; b) desenvolvimento (descrição, análise e interpretação) e c) considerações finais.
INTRODUÇÃO: Parte, introdutória ao corpo geral do relatório, apresenta o tema da atividade e descreve, em termos gerais os objetivos e a finalidade do estágio realizado. Aqui é necessário clarear a definição do assunto e a delimitação do tema, situando-o no espaço e no tempo.
Caso utilize alguma fundamentação teórica no seu trabalho, isto deve ser indicado neste ponto do relatório. Lembre-se dos estudos e leituras que realizou, das discussões, socializações feitas nas aulas durante todo o curso de História e aproveite para também citá-las. Este tópico é opcional, porém seria um ótimo exercício para seu relatório. Cite, também, como e por que escolheu a série, nível de ensino, a escola e o(a) professor(a)/profissional com quem você realizou o estágio supervisionado I, as dificuldades e facilidades encontradas.
DESENVOLVIMENTO: Relato de todas as atividades realizadas. É o corpo do trabalho. Deve acompanhar cada etapa do Estágio I, a observação e participação na escola, projetos de intervenção que realizou, os trabalhos solicitados pelos professores orientadores em sala de aula.
Pode descrever de forma cronológica (como um diário) ou optar por tópicos. Aqui, os fatos são também analisados e interpretados na perspectiva de avaliar a contribuição dos mesmos para a sua formação profissional.
Na constituição deste corpo central do estudo é imprescindível ter presente o fio condutor em torno do qual esta parte será tecida. É esse fio que dará unidade e consistência ao estudo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão deve ser breve, clara e provavelmente não conterá respostas para todas as indagações que foram feitas. Como fechamento do trabalho, nas considerações finais é expressa em termos de síntese dos elementos relevantes analisados. As considerações finais não consistem apenas em uma tentativa de síntese do trabalho desenvolvido. Nela são apresentados, além das limitações e dificuldades encontradas durante o processo de estágio, os principais resultados obtidos, dando-se destaque especial ao que eles representam em relação:
1. Às contribuições para a re-significação da teoria ou para o desenvolvimento do conhecimento do trabalho do professor de história da escola.
2. Ao desenvolvimento da prática profissional, apontando-se alguns indicativos de ação.
Nesta fase final, é importante que o estagiário avalie qual a importância do estágio para sua formação, buscando um esforço de síntese.
As normas técnicas de redação
Em relação à redação propriamente dita, convém lembrar que existem dois determinantes: um é o estilo pessoal do autor; o outro é o conjunto de normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para redação técnico-científica.
As
...