Economia Da China
Trabalho Universitário: Economia Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deefalavigna • 28/3/2014 • 478 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
China
A China conseguiu se tornar a maior economia do mundo, com 1,3 bilhões de habitantes, cresceu e se tornou a economia de maior crescimento global. E é o segundo país do mundo em PIB nominal e real, mesmo que sua renda ainda seja baixa. A moeda é desvalorizada e o custo de vida na China é muito baixo. Hoje é a segunda potência comercial do mundo, ainda atrás dos EUA e a frente do Japão. Esse sucesso é devido ao baixo custo de produção. É uma combinação de fatores como mão de obra de baixo custo, ótima infraestrutura, tecnologia, alta produtividade, em algumas ocasiões o não pagamento de licenças comerciais a politica favorável e a moeda muito desvalorizada. Mas muitas vezes as condições de trabalho dos chineses não atende as condições mínimas de trabalho como carga horaria, salario etc. esses fatores violam os direitos humanos. Os principais produtos agrícolas são o arroz, a batata doce, o trigo, a soja, etc. O forte da China em mineração é o petróleo, o chumbo, dentre outros. Destacam-se na indústria o têxtil, matérias de construção e siderúrgica. A China foi o principal país de destino das exportações brasileiras de soja, representando essas operações 27,18% do total. A mesma coisa ocorreu com as exportações de minério de ferro, que representaram 19,4% do total exportado. A China foi o terceiro país quanto ao óleo de soja, com 15,98% do total. Ocorre, porém que o minério produzido pela China apenas 30% de ferro, o que tem uma vantagem comparativa ao produto brasileiro no mercado chinês, o crescimento econômico da China requer um grande consumo de produtos siderúrgicos, os derivados do aço, cuja demanda alcançou 160 milhões de toneladas métricas, por esse motivo a maioria das siderúrgicas estrangeiras dirigiu-se para o mercado da China, o maior comprador mundial. O segundo maior exportador de carvão é a China e vem deslocando, a Austrália. E isso se deve a excelente qualidade e aos baixos custos do produto chinês, à recente expansão da sua infraestrutura de transportes e aos incentivos que o governo oferece as estatais exportadoras. A educação é obrigatória e gratuita com duração de nove anos para o ensino fundamental e de três anos para o ensino médio.
CONCLUSÃO: A China por sua grande economia movimenta o comércio internacional com bilhões por ano, mas isso não acaba com seus problemas internos como a desigualdade social. A maioria da população chinesa vive a beira da pobreza e sofre com a grande poluição do ar e das águas também devido ao crescimento das indústrias. O país faz a diferença com o investimento em educação para poder equipar com os demais, mas apenas isso não basta precisa também de uma ação do governo para poder dar qualidade para os agricultores do país. Devemos exportar com um certo receio para podemos crescer com estabilidade econômica.
...