Economia Do PR
Pesquisas Acadêmicas: Economia Do PR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlene.santos • 28/4/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 570 Visualizações
Por que podemos afirmar que a criação de gado no Paraná deu origem a muitos núcleos habitacionais?
R: Os cuidados, tratos e a comercialização exigiam muito trabalho assim como o processo do couro necessitava de mão de obra, por outro lado gerando empregos e núcleos de povoamentos.
A economia da região ainda administrada e pertencente à capitania de São Paulo era baseada na criação de gado e na agricultura de subsistência. Foi a expansão da pecuária e do cultivo de milho, mandioca e feijão que levou colonizadores a se instalarem no planalto, aumentando a população da região, fundada com o nome de Vila Nossa Senhora da Luz, por Ébano Pereira em 1649.
As companhias colonizadoras desempenharam importante papel durante o período de ocupação do Paraná. Escreva sobre elas e sua influência para a construção da história de nosso estado.
R: As companhias colonizadoras eram importantes pois, formavam vilas e plantações de café gerando economia, organização migratório e povoamento.
Comente sobre o enfraquecimento do ciclo do ouro no Brasil e sua relação com a ocupação do território paranaense.
R: Desde que os portugueses se estabeleceram no nosso país, procuravam com atenção as minas de ouro do interior. Durante muito tempo, inúteis foram as buscas. Fizeram-se grandes expedições, durante dois séculos, à procura do ouro, mas o sertão guardava de forma segura as suas riquezas. Por volta de 1694/1695 finalmente conseguiram encontrar o segredo das terras desconhecidas e revelar ao mundo os seus tesouros, tendo aqui início à última grande fase econômica do Brasil conhecido como o ciclo do ouro. A expressão ‘’ ciclo do ouro ‘’ se deve a João Lúcio de Azevedo para definir o início, auge e declínio da mineração.
O ciclo enfraqueceu porque muitos garimpeiros se deslocaram para outras regiões em busca de ouro e buscavam em toda parte inclusive no Paraná alojando-se dando continuidade ao povoamento paranaense.
...