Edgar Allan Poe
Dissertações: Edgar Allan Poe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriany.s • 19/3/2015 • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 455 Visualizações
A queda da Casa de Usher
(THE FALL OF THE HOUSE OF USHER, 1839)
il sapientiae odiosus acumine nimio.
SÊNECA
Durante todo aquele triste, escuro e silencioso dia outonal, com o céu
encoberto por nuvens baixas e opressivas, estive percorrendo sozinho, a
cavalo, uma região rural singularmente deserta, até que enfim avistei, com
as primeiras sombras da noite, a melancólica Casa de Usher. Não sei por
quê, mas, assim que entrevi a construção, um sentimento de intolerável
tristeza apoderou-se de meu espírito. Digo intolerável porque essa
impressão não era suavizada por qualquer sensação meio prazenteira,
porque poética, com que a mente geralmente recebe até mesmo as mais
sombrias imagens naturais de desolação e de terror.
Observei a paisagem à minha frente: a casa simples e a simplicidade
do aspecto da propriedade, as paredes frias, as janelas semelhando órbitas
vazias, os poucos canteiros com ervas daninhas e alguns troncos
esbranquiçados de árvores apodrecidas — e senti na alma uma depressão
profunda que não posso comparar a nenhuma sensação terrena senão ao
que experimenta, ao despertar, o viciado em ópio: o amargo retorno à vida
cotidiana, o terrível descair de um véu. Havia um frio, uma prostração, uma
sensação de repugnância, uma irrecuperável aflição de pensamento que
nenhum excitamento da imaginação conseguiria forçar a transformar-se
em algo sublime. Que era, parei para pensar, que era que tanto em
perturbava ao contemplar a Casa de Usher? Era um mistério
completamente insolúvel, e eu não conseguia controlar as sombrias
imagens que me enchiam a cabeça enquanto refletia isso. Fui forçado a
socorrer-me da conclusão nada satisfatória de que existem, sem dúvida,
combinações de objetos naturais muito simples, que têm o poder de nos
afetar assim, embora a análise desse poder se situe em considerações além
de nossa perspicácia. Era possível, pensei, que um mero arranjo diferente
nos pormenores da cena, dos detalhes do quadro, bastasse para modificar,
ou talvez, parar suprimir sua capacidade de provocar impressões aflitivas.
Com essa ideia na cabeça, guiei o cavalo até a margem íngreme de um
fosso negro e sinistro cujas águas paradas refulgiam junto a casa e
contemplei, com um arrepio ainda mais forte do que antes, a imagem
invertida e modificada dos arbusto cinzentos, dos lívidos troncos de
árvores e das janelas semelhantes a órbitas vazias.
Apesar disso, era nessa desolada mansão que eu tencionava passar
algumas semanas. O proprietário, Roderick Usher, havia sido um de meus
joviais amigos de infância, mas muitos anos tinham se passado desde o
nosso último encontro. Uma carta, no entanto, que me chegara
recentemente numa parte distante do país? uma carta dele? exigia pela
insistência de seu teor resposta pessoal. A caligrafia revela agitação
nervosa. O remetente falava de aguda doença física, de opressiva
perturbação mental e do intenso desejo de me ver, como seu melhor e na
verdade único amigo pessoal, com a intenção de lograr, pela alegria de
minha companhia, alguma alívio para sua doença. A maneira pela qual
tudo isso e muito mais coisas foram ditas e o manifesto estado de espírito
expresso no pedido impediram-me qualquer hesitação e por esse motivo
obedeci na mesma hora ao que ainda considerava como um convite muito
estranho.
Apesar de, quando crianças, termos sido companheiros íntimos, eu
na verdade conhecia pouco meu amigo. Sua reserva sempre tinha sido
excessiva e habitual. Eu sabia, no entanto, que sua família, muito antiga,
distinguia-se havia muito tempo pela peculiar sensibilidade de
temperamento, demonstrada ao longo de muitos séculos em notáveis obras
de arte e que ultimamente se manifestava em repetidos atos de generosa e
discreta caridade e também na apaixonada devoção pela complexidade da
ciência musical, talvez ainda mais do que por suas belezas naturais e fáceis
de reconhecer. Fiquei sabendo também de um fato incrível: o tronco da
linhagem dos Usher, embora tão antiga, nunca tinha produzido qualquer
ramo duradouro. Em outras palavras, a família se perpetuara apenas em
linha direta e assim continuava, com variações bem poucos importantes e
temporárias. Era essa deficiência, pensava eu, enquanto repassava em
pensamento a perfeita harmonia entre o aspecto da propriedade e o
caráter de seus moradores, imaginando a possível influência que aquela
podia ter exercido, ao longo dos séculos, sobre estes? era essa deficiência,
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