Educação jesuítica
Artigo: Educação jesuítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Heloyse • 19/2/2015 • Artigo • 236 Palavras (1 Páginas) • 146 Visualizações
A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola em 1540, era uma ordem religiosa formada por padres designados de jesuítas. O Brasil ainda era um país em exploração pelos portugueses, era o alvo perfeito para os jesuítas se dedicarem a pregação da fé católica e ao trabalho educativo.
Os jesuítas tinham interesse que os índios aprendessem o cristianismo, o ensino agrícola e manufatureiro era visto como ensino profissional. A educação jesuítica era voltada para a elite afinal, não tinham real interesse com a camada da população mais pobre, a eles o ensino era apenas o básico a ler e escrever. Privilegiando a elite colonial com os cursos mais elaborados.
Os jesuítas foram responsáveis pela educação por duzentos e dez anos quando foram expulsos do Brasil.
Ratio Studiorum surgiu com a necessidade de unificar o procedimento pedagógico dos jesuítas, era recomendado ao professor que nunca se afastasse das matérias filosóficas e teológicas.
A educação jesuítica seguia o método do Ratio Studiorum, era um manual prático e sistematizado que apresentava ao educador a metodologia de ensino a ser aplicada. Era uma disciplina rígida, aonde a educação era aplicada através de ditados, exames, repetição e ate disputas com direito a premiação. A educação realizada pelo Ratio tinha como meta a formação do homem culto, perfeito, do bom cristão. Segundo a Companhia de Jesus o objetivo maior da educação jesuítica não era de inovar, mas de cumprir as palavras de Cristo.
...