Egito Antigo E Grécia Antiga
Trabalho Escolar: Egito Antigo E Grécia Antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mostarda • 27/5/2014 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 6.445 Visualizações
Introdução
A Grécia Antiga se formou a partir de 2000 a.C até 1200 a.C e ocupava a parte sul da península Balcânica, as ilhas do mar Egeu, as costas da Ásia Menor e o sul da Itália.
Cultura material
- Habitação – Os agricultores viviam em pequenas casas de pedra ou tijolo. Geralmente, tinham a preocupação de erguer uma muralha de proteção com pedra ao redor do pátio, o qual incluiam abrigos para animais.
-Transportes - Os gregos transportavam mercadorias em carroças, burros ou mesmo nas próprias costas, pelo fato de ser um terreno montanhoso. Existiam poucas estradas e pontes, então o transporte pela água era mais fácil.
- Indumentária e adornos – Homens e mulheres usavam uma espécie de túnica (quitão), descia até os joelhos ou tornozelos, e um cinto prendia na cintura o feminino. Usavam de cor marrom para o trabalho e branca para ocasiões formais.
Cultura imaterial
- Normas: Estado assegura a ordem escravista, leis, vigilância, propriedade privada da terra e do escravo, de seus serviços e da produção excedente. Já o servo pertencia a terra e não podia ser vendido, não era visto como mercadoria. A partir dos 7 anos meninos eram treinados para o exército e mulheres ficavam em forma para terem filhos saudáveis. Casavam e começavam na política aos 30 (Esparta).
- SÍMBOLOS: Cidadãos eram aqueles que simbolizavam poder político, não eram cidadãos. Pessoas mais velhas simbolizavam sabedoria, experiência, e conhecimento; faziam as leis em Esparta (pertenciam a Gerúsoa).
O Egito Antigo se formou a partir de 3100 a.C. e 30 a.C. e ocupava o Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do do rio nilo.
Material
- A casa dos camponeses era simples, geralmente com uma única divisão e quase sem móveis. Os camponeses possuíam apenas algumas esteiras, alguns utensílios de cozinha e alguns vasos.
- Em suas atividades de caça e pesca no Nilo, os egípcios navegavam em pequenas e frágeis embarcações feitas de feixes de papiro atados. Os pescadores trabalhavam em grupos e utilizavam enormes redes. Os nobres, porém, pescavam só por diversão, com auxílio de lanças.
- Os camponeses e artesãos vestiam-se apenas com um pedaço de tecido, colocado em forma de tanga em volta da cintura. As mulheres usavam uma longa túnica e os meninos geralmente andavam nus. Os ricos usavam trajes mais requintados. Os nobres, por exemplo, usavam um saiote pregueado e suas mulheres, vestidos bordados com contas.
Imaterial
- A escrita egípcia era feita com sinais ou caracteres pictóricos que representavam imagens de pássaros, insetos, objetos, etc., conhecidos como hieróglifos.
- Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.
- Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós.
1. Aponte semelhanças entre a cultura material dos dois povos;
Tanto na Grécia quanto no Egito, os povos utilizavam pedras e tijolos para erguer as suas casas. O modo em que eles se vestiam eram praticamente iguais, por exemplo, as mulheres usavam túnicas em volta do corpo com um cinto para segurar a túnica.
2. Aponte semelhanças entre a cultura imaterial destes dois povos;
Os dois povos usavam os sinais/simbolos para a escrita que representavam o alfabeto, objetos, entre outras coisas.
3. Aponte semelhanças entre a mitologia (religiosidade) dos dois povos.
Ambos os povos eram politeístas e adoravam vários deuses. Tais deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas, eram humanizados e cada divindade geralmente mantinha um domínio sobre determinado aspecto da natureza;
Os antigos gregos acreditavam num submundo para onde os espíritos dos mortos iam após a morte. Se um funeral nunca fosse realizado em homenagem ao morto, acreditava-se que o espírito desta pessoa nunca conseguiria chegar ao submundo, e permaneceria assombrando o mundo, como um fantasma, para sempre. Existiam diversos pontos de vista a respeito deste submundo, e a ideia gradualmente mudou com o tempo. Já para os egípcios segundo suas crenças, uma alma poderia viver eternamente desde que
...