Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Por: Michelle1111 • 2/12/2019 • Artigo • 272 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Plano de Aula
Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Estagiária: Michelle Ramos de Oliveira
Turma: 1705
Tema: Sociedade escravista na América Portuguesa (XVl-XVll).
Titulo da aula: A dinâmica do escravismo, tráfico e resistência.
Conteúdos e conceitos: tráfico transatlântico de escravizados
- - Trabalho escravo/forçado
- - Sociedade colonial
- - Escravismo de plantation
- - Escravo/escravizado
- - Condição do escravizado
- - Racismo
- - Formas de resistência
Objetivos:
- Debater a inserção do trabalho escravo na sociedade colonial da América Portuguesa.
- Ilustrar o cotidiano dos escravizados nos ambientes urbanos e rurais, atividades, castigos, formas de solidariedade entre escravizados e as formas de resistência.
- Criticar a consequência da escravidão para os africanos escravizados e seus descendentes na sociedade colonial e ate os dias atuais
O intuito da aula é ilustrar como a sociedade colonial implementou a mão-de-obra de africanos escravizados na economia de plantation, de que forma essa sociedade se estruturou baseada no regime escravista. Trazer para compreensão dos alunos a condição em que os escravizados viviam diante da dinâmica da escravidão, mas problematizar que os escravos tinham formas de estratégias para lutar pela sua liberdade e sobrevivência Além de problematizar a questão do racismo estrutural que o regime escravista causou na sociedade ate os dias de atuais.
Materiais didáticos: Mapa mandi, folheto, slides com imagens e vídeo.
Avaliação: Trabalho com 4 questões, sendo duas de múltipla escola, uma verdadeiro e falso e uma de opinião que visa testar o aprendizado adquirido pelo aluno durante a aula.
Referências bibliográficas:
LARA, Silvia Hunold. Fragmentos setecentistas: escravidão, cultura e poder na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos. Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
https://www.slavevoyages.org/
...