Esparta
Dissertações: Esparta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deyacarvalho84 • 5/3/2015 • 636 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
1 ESPARTA............................................................. 01
1.1 Origens .............................................................
1.2 Expansão espartana .........................................
1.3 Sociedade espartana ........................................
1.4 Estatismo e militarização ..................................
1.5 Os iguais ...........................................................
1.6 O governo de Esparta........................................
1.7 As eleições em Esparta ....................................
1.8 A vida cultural em Esparta ...............................
ORIGENS
Os dórios invadiram o Peloponeso a partir do século XI a.c destruindo as cidades aquéias, e ali se estabeleceram em vários pontos. Dois séculos depois, um dos ramos dórios fundou no vale do rio eurotas-uma região fértil – a cidade de esparta também conhecida como lacedemônia.
No inicio Esparta destoava das outras cidades em seu desenvolvimento e em sua organização geral. Como todas elas, como todas elas, Esparta havia adotado monarquia como forma de governo. Porém uma guerra com os seus vizinhos da Messênia mudou completamente a rota de seu desenvolvimento. Esparta se transformou num verdadeiro acampamento militar e, ao contrario das demais cidades gregas, que evoluíram da monarquia até a democracia, ficou como uma cidade parada no tempo.
Expansão espartana
Esparta começou a sua expansão conquistando a Lacônia e, em seguida, voltou-se para Messênia, a oeste. Messênia foi dominada por volta de 730 e 720 a.C., depois de uma guerra prolongada.
Derrotados, os habitantes de ambas as regiões (Lacônia e Massênia)
Foram escravizados, dando origem aos hilotas. Messênios sentiam pelos espartanos transformou-se em uma grande revolta, originando a segunda e mais dura guerra da messênia, que se prolongou por trinta anos. Os hilotas messênios foram novamente vencidos, mas o seu ódio mortal aos espartanos obrigou estes a viver em permanência estado de alerta. Foi assim, por causa dos conflitos com os hilotas, que Esparta virou um acampamento militar.
A peculiar organização social e politica dos espartanos é atribuída a um legislador lendário, chamado Licurgo, que teria remodelado a sociedade dotando-a de novas instituições.
A sociedade espartana.
A onipresença do Estado e a militarização as sociedade foram, a partir do século VII a.C.; os traços característicos de Esparta.
...