Estruturas Organizacionais(resumo)centralização
Artigos Científicos: Estruturas Organizacionais(resumo)centralização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agatha123 • 18/3/2015 • 893 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
Pode se dizer que a centralização é a distribuição do poder entre as organizações e constitui uma das melhores maneiras de resumir toda noçao de estrutura.
Com a distribuição do poder á probabilidade também de haver diversas mudanças ,isso por que os grupos e individuos ganham ou perdem o poder ao longo do tempo.
A centralização é entendida de varias maneiras,sempre com ênfase na distribuição do poder.
segundo hage,a centralização se define como''o nível e a variedades de participação em decisões estratégicas pelos os grupos,relativamente ao número de grupos da organização.
Van de Ven e ferry definem a centralização''como sendo o lugar que define e toma as decisões dentro de uma organização''eles prosseguem observando também que,em uma organização altamente profissional,por exemplo,as decisões que envolvem as áreas de competência profissional são atribuídas aos proficionais envolvidos.
O que é centralização e descentralização?
A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização.
A descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
Centralização e outras caraterísticas organizacionais
analizaremos agora á relação entre tamanho,tecnologia e fatores ambientais conforme se relacione á centralização.
Tamanho:A partir de seu estudo de agência da previdência social,Blau e schoenherr(1971:130)concluíram que''o tamanho amplo de uma agência produz pressões conflitantes sobre o alto escalão,á medida que atribui melhor relevância as decisões administrativas,ampliando assim,o numero de responsabilidades dos gerentes.
Em um estudo utilizado pela aston,aplicando-as em um segundo conjunto de dados,Mansfield(1973)chegou a conclusão identicas a aquelas feitas por Blau.Mansfield descobriu que um tamanho cada vez maior se relaciona ao uso crescente de regras.Isso conduz á descentralização da tomada de decisões.
Em organizações menores,os especialistas estão subordinados diretamente ao alto escalão da organização.A relação entre tamanho e centralização é.Portanto,complexa,com um tamanho cada vez maior conduzindo á delegação em algumas circunstâncias.
Tecnologia:A tecnologia permite as organizações controlar os comportamentos dos membros e o volume de dados informados.Ouchi obeserva que as organizações podem controlar os compotamento das pessoas,ou a quantidade de trabalho que realizam.
Uma combinação entre tamanho grande e tarefa homogêneas contribui para a utilização de tais controles de produção.
O trabalho de Hage e Aiken(1967a)demonstrou que á participação na tomada de decisões é um aspecto diferente da centralização, pois está relacionada a ausência de regras,desse modo,que a centralização por meio de regras e a centralização pela tomada de decisões nao participatina tendem a operar juntas.
Relações Ambientais:As relações entre tamanho,tecnologia e relações não são direitas.O mesmo padrão e identificado quando são considerados os estudos das relaçoes entre organizações e seus ambientes.As percepções dos decisores organizacionais representa uma variável mediadora importante entre a organização e o ambiente.Nesse conjunto de constatações,a competitividade do ambiente afeta o grau de descentralização(Negandhi e Reimann,1973a 1973b).
Um outro aspecto dos ambientes organizacionais é seu grau de estabilidade.Autores como Burns e Stalker(1961)e Aldrich(1979)argumentam que a descentralização está associada a condições de turbulências ou instabilidade no ambiênte,ao passo que outros como(Hawley e Rogers,1974;Yarmolinsky,1975;Rubin,1979)defenderam a centralização em tais situações.Em uma situação de crescimento a descentralização deve ser vista como a resposta mais apropriada para as turbulências,ao passo que a centralização poderia ser necessária em período de desaceleração.
centralização e considerações macropolíticas
As organizações
...