Etica
Trabalho Escolar: Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arianepri • 24/3/2015 • 2.212 Palavras (9 Páginas) • 140 Visualizações
SUMÁRIO
I. Introdução
II. Justificativa
III.Desenvolvimento
IV.Conclusão
V. Referencias Bibliograficas
1. INTRODUÇÃO
A cidadania no Brasil está em permanente construção e é um referencial àqueles que buscam seus direitos, e lutam pela igualdade. Pensar o Serviço Social nos leva a pensar nos desafios da profissão, sua verdadeira finalidade e no compromisso com os usuários, através de uma leitura crítica da realidade.
2. JUSTIFICATIVA
O objetivo deste trabalho é esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão profissional, suas formas de intervenção, relacionando o contexto geral entre o referencial teórico, as práticas assistenciais e as áreas de atuação do assistente social nos diversos setores da sociedade.
A visão tradicional do Serviço Social como sinônimo de ajuda, humanização e dedicação, aos poucos deve ser substituída pela defesa dos direitos sociais, na conquista da cidadania, da justiça e liberdade, da inclusão, e da transformação social.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1- Etapa 1 – A Importância do Serviço Social na Atualidade
O Serviço Social como profissão, em mais de 70 anos de existência no Brasil e no mundo, vem ampliando o seu campo de atuação em todos os espaços onde a questão social esteja presente. Os profissionais desenvolvem projetos, desde a elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares e trabalham em ações estatais e privadas para atender a necessidades da população carente.
O Serviço Social na atualidade apresenta alguns questionamentos históricos em relação ao trabalho dos profissionais da área. As mudanças políticas, sociais, culturais e ideológicas e as profundastransformações nos processos de produção nos induzem a refletir sobre novas demandas e dinâmicas do mundo do trabalho.
Os assistentes sociais vêm lutando de diversas formas para defender direitos que buscam firmar condições econômicas, sociais e políticas num processo que visa à garantia da cidadania. Trabalham com equipes interdisciplinares, sendo que a formação, experiência e intervenção não só os habilitam a compor as equipes de trabalho, como atribuem a esses profissionais um papel fundamental na consolidação das políticas públicas.
Atualmente é um trabalho especializado, que trata das relações de trabalho, através das políticas sociais elaboradas pelo Estado. Sua finalidade é que vai determinar o tipo de conhecimento que deverá ser adquirido, organizado e aplicado para um objetivo específico, pois o conhecimento só tem valo se for aplicado para um fim útil.
A função do assistente social deve ser direcionada a ações de proteção e amparo, criando oportunidades de desenvolvimento humano, social e econômico. Deve também atender as necessidades das famílias, desde os direitos básicos, como alimentação e moradia, oferecendo assim novas oportunidades.
Atualmente o país passa por transformações e redefinições no que se refere ao Serviço Social. Os arranjos políticos internacionais fizeram aumentar ainda mais as diferenças de classes, afetando principalmente os modelos de organização e estruturação do mundo do trabalho. Nesta ótica, um dos desafios para o profissional, como agente de formulação de políticas públicas é qualificar-se, abordar novas tecnologias e recursos digitais, inserido em equipes interdisciplinares. Redimensionar o perfil profissional em sintonia com a evolução.
Apesar do maior empregador dos profissionais da área ainda ser o Estado, novos postos de trabalho em outras esferas estão se apresentando, como em ONGS, instituições privadas, através da terceirização do serviço. Requisita-se para a contemporaneidade um profissional capacitado e habilitado, que deve ser crítico, com competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, com habilidades, versatilidade, iniciativa, liderança, capacidade de negociação, argumentação e resolução.
O Serviço Social de ter como principal objetivo a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos dos usuários por meio das políticas públicas. É por meio de um respaldo teórico, critico e reflexivo que os profissionais da área demonstram seu compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho e de luta contra a ordem social vigente.
Porém precisamos lembrar que pensamento e natureza, sujeito e objeto e teoria e prática não são iguais, o que ocorre é uma conexão entre eles, proporcionando relações capazes depromover mudanças, através de uma visão dialética que possibilita um ponto de vista mais abrangente da totalidade dos fatos.
As políticas públicas são elaboradas através de planejamento, que garantam o direito mínimo de condições para a promoção social da comunidade, com ferramentas capazes de promover uma real ação libertadora do ser humano das amarras que o mantém na pobreza material e espiritual. Apesar disso a assistência social ainda é vista como espaço atendimento aos necessitados, e não como política pública.
O Assistencialismo reproduzido nas políticas governamentais, ao contrário de promover a consolidação de um direito, reforça os mecanismos seletivos como forma de ingresso das demandas sociais e aumenta a problemática social, em virtude do caráter paternalista e clientelista das ações.
.
3.2 – Etapa 2 – Filantropia e Assistencialismo
Filantropia e assistencialismo no serviço social tornam-se parte da mudança profissional, devido as demandas contraditórias das classes sociais. Por muito tempo a assistência social esteve associada à caridade.
Filantropia é uma palavra de origem grega e significa amor a humanidade e sempre teve suas ações ligadas a caridade ao próximo com moral cristã. Trata-se também de atividades realizadas por sociedades sem fins lucrativos, que têm como objetivo fazer o bem. Está mais ligada ao terceiro
...