Evolução Do Conhecimento
Monografias: Evolução Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 26102721 • 3/4/2014 • 981 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
A metodologia cientifica é fundamental no processo de evolução do conhecimento, pois com ela temos noção dos procedimentos sistemáticos e racionais e das ferramentas necessárias para realizar uma pesquisa científica, a metodologia também indica qual o melhor caminho seguir para realizar a pesquisa, sempre buscando a verdade.
Em um processo lento a humanidade reuniu diversas informações que se traduziu em conhecimento, foram introduzidos conhecimentos de astrologia, mineralogia, e o homem compôs cultos mágicos, criou mitos, por meios da imaginação e interpretação para satisfazer sua curiosidade. A humanidade baseada no desejo de conquistar sua plena liberdade, aos poucos abriu vários caminhos para falar sobre os alcances de sua inteligência, e que a verdade pode ser obtida por meios de procedimentos racionais.
Os conhecimentos dos povos antigos foram se aprimorando, ate chegarem aos conhecimentos da sociedade contemporânea. Os cientistas modernos como Galileu Galilei o autor da teoria heliocêntrica (a Terra como centro do universo), Euclides que criou a geometria, Aristóteles que descobriu o movimento dos corpos celestes, Descartes que publicou o “O discurso do mestre” onde mostra que a verdade pode ser obtida através de procedimentos racionais (“Penso, logo existo”), Newton que defendia que o conhecimento científico da natureza só era obtido através da experimentação e da observação traduzido pela simbologia matemática. Eles proporcionaram um grande passo aos métodos de pesquisa, às técnicas, conquistando novos conhecimentos em todas as áreas do saber.
Nos tempos de hoje os conhecimentos vem sendo descobertos cada vez mais rápida e intensa, de modo que os pesquisadores exige mudança de ponto de vista, de determinada ciência. Ainda que o pesquisador aceite uma teoria como base de seu conhecimento, no decorrer do tempo de sua pesquisa poderá mudar com novos fatos, que poderão surgir, ou seja, desse modo faz com que novos conhecimentos serão introduzidos e a ciência será moldada.
O homem não age diretamente sobre as coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Quando ele faz ciência, utilizam os instrumentos que são as leis naturais, teorias, conceitos. O progresso científico compreende que o homem pode desenvolver novas descobertas, e faz evoluir meio em que vive, trazendo contribuições para a sociedade. No decorrer dos tempos, os conhecimentos foram completamente alterados, exigindo dos pesquisadores, mudanças de pontos de vista, sobre algumas teorias levantadas. Entre os níveis de conhecimentos encontram-se o filosófico, o teológico, o empírico e o científico.
O conhecimento filosófico teve seu inicio antes de Cristo, o pensamento filosófico foi difundindo-se por todo o mundo civilizado, e desenvolve no ser humano a possibilidade de reflexão, ela não é uma ciência propriamente dita, mas a busca do saber. Sócrates, Platão e Aristóteles foram grandes destaques nesse conhecimento. O estudioso, ao obter as informações das operações mentais e todas as suas formas de processá-las, chega a um raciocínio lógico e a um espirito cientifico.
O conhecimento teológico, esta relacionado à fé, a crença divina, a um deus, seja Deus, Jesus Cristo, Maomé, Buda, entre outros, não importa qual a sua crença, tampouco qual o seu deus, importa porem sua fé. Embora o conhecimento teológico tem por meio a fé, e manifesta-se da capacidade que a pessoa possui para pensar, sentir e querer. Ela tem uma morada na parte invisível e espiritual, e é nisso que consiste todo o seu poder.
O conhecimento empírico é adquirido independente de estudo, pesquisa, em geral ela é um conhecimento de vida cotidiana, e, muitas vezes, ao acaso, fundamentado em apenas em experiências transmitidas a uma pessoa. Esse conhecimento empírico ele pode se efetuar de experiências casuais por
...