Evolução política da democracia
Artigo: Evolução política da democracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7891230 • 11/5/2014 • Artigo • 507 Palavras (3 Páginas) • 533 Visualizações
A democracia foi estabelecida plenamente na Grécia Clássica (séc. V a.C.), na cidade de Atenas, depois de uma longa evolução política com muitos conflitos sociais e reformas. Redija um texto (com suas palavras) definindo essa forma histórica de democracia, comparando-a com as democracias ocidentais modernas como, por exemplo, o Brasil ou os Estados Unidos. Para isso, siga o roteiro abaixo:
a) Indique o significado etimológico da palavra na Grécia antiga e o sentido que damos a ela hoje.
01) A democracia foi estabelecida plenamente na Grécia Clássica (século V a.C), na cidade de Atenas ,depois de uma longa evolução política com muitos conflitos sociais e reformas.Redija um texto (com suas palavras) definindo essa forma histórica de democracia, comparando-a com as democracias ocidentais modernas como, por exemplo, o Brasil ou os Estados Unidos. Para isso siga o roteiro abaixo:
a) Indique o significado etimológico da palavra na Grécia antiga e o sentido que damos a ela hoje.
b) Mostre quais eram os critérios (condições) para que alguém pudesse ser cidadão em Atenas, quais os seus direitos e deveres, quais as suas funções, e compare com um cidadão de uma democracia contemporânea.
r-1)O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo".[2] Na Grécia antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular
Tomando o Brasil como exemplo, percebemos que a nossa democracia permite que uma parte dos menores de 18 anos vote e que as pessoas com mais de 70 anos continuem a exercer seu direito de cidadania. Além disso, a nossa constituição não prevê nenhum empecilho de ordem religiosa, econômica, política ou étnica para aqueles que desejem escolher seus representantes políticos. Até os analfabetos, que décadas atrás eram equivocadamente vistos como “inaptos”, hoje podem se dirigir às urnas.
Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente da que hoje experimentamos e acreditamos ser “universal”. A condição de cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da população. Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo. Tal opção não envolvia algum tipo de interesse político, mas assinalava um comportamento da própria cultura ateniense.
Na concepção desta antiga sociedade, aqueles que não compartilhavam dos mesmos costumes de Atenas não poderiam ter a compreensão necessária para escolher o melhor para a pólis. Além disso, observando o modo como os atenineses viam a mulher, sabemos que tal exclusão feminina se assentava na “inferioridade natural” reservada ao sexo feminino. Por fim, os escravos também eram politicamente marginalizados ao não terem o preparo intelectual necessário para o exercício da política.
02) Redija um texto com suas palavras,comparando o servo do modo de produção feudal com o trabalhador dos dias de hoje.Indique as principais diferenças quanto ao regime de exploração da força de trabalho.
03) Explique os motivos que, em um primeiro momento,
...