TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Real

Ensaios: Familia Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

A família real é a família alargada de um monarca. Geralmente, o chefe de uma família real é um rei ou uma rainha. O termo "Família Imperial", mais adequadamente, descreve a família alargada de um imperador ou imperatriz, enquanto que os termos "família ducal", "família grã-ducal" ou "família do principado" são os mais adequados, em referência aos familiares de um duque, grão-duque, ou príncipe.

A Casa Imperial do Brasil, ou Família Imperial Brasileira, ou Casa Imperial Brasileira ou Casa de Bragança do Brasil, teve sua origem na Família Real Portuguesa, descendendo diretamente da Casa de Bragança, em comunhão com as casas de Habsburgo e de Bourbon.

Fundada por D. Pedro de Alcântara de Bragança, até então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e Príncipe Regente do Brasil (representando seu pai, Dom João VI), a Casa Imperial Brasileira foi soberana de 1822, quando D. Pedro de Alcântara proclamou a independência do território brasileiro, até 1889, quando da proclamação da república brasileira. Dom Pedro de Alcântara, então, proclamou-se Imperador do Brasil, sendo aclamado em todo o território. Tendo sido organizada dois anos depois da independência a constituição do Império do Brasil de 1824 - a primeira carta constitucional brasileira -, sendo o Imperador, segundo a mesma, o chefe de estado e chefe de governo do Império brasileiro, bem como o chefe do Poder Moderador e do Poder Executivo.

Seguindo a tradição das monarquias ibéricas, é considerado membro da família imperial brasileira os parentes mais próximos do imperador do Brasil, desconsiderando-se aqueles que renunciaram a seus direitos dinásticos. Com a proclamação da república brasileira em 1889, e consequente extinção do Império do Brasil nessa data, foi criado o título de Chefe da Casa Imperial do Brasil para o herdeiro aparente ao extinto trono, sendo considerados, de jure, como membros da família imperial brasileira os parentes mais próximos do Chefe da Casa Imperial, desconsiderando-se aqueles que renunciaram a seus direitos dinásticos.Com o casamento de D. Isabel do Brasil (a herdeira de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil de facto) com Gastão de Orléans, conde d'Eu (neto do último Rei de França, Luís Filipe I), em 1864, a Casa Imperial associa-se à Casa de Orléans, iniciando o atual ramo dinástico do Brasil, embora este nunca tenha reinado: os Orléans e Bragança (ou Orleães e Bragança), denominação oficial até hoje da dinastia brasileira. Embora a adoção deste sobrenome - Orléans e Bragança - não se aplica a outros descendentes da família que não sejam descendentes directos deste casamento, sendo que os descendentes dos outros filhos do último imperador - Dom Pedro II -, e dos dois outros monarcas - Dom Pedro I e Dom João VI -, só detém o sobrenome Bragança ou este em conjunto com outro nome. Entretanto, alguns dos descendentes já não ostentam mais o sobrenome por questões de casamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com