TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fascismo E Segunda Guerra Mundial

Exames: Fascismo E Segunda Guerra Mundial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

Fascismos e II Guerra Mundial

Agosto.

2013

Fascismo e II Guerra Mundial

Trabalho solicitado pelo professor Ismael,

Da disciplina de Historia como exigência

Parcial para obtenção da nota para

III unidade de 2013.

Agosto.

2013

INTRODUÇÃO

Entre os anos de 1920 e 1930, a Europa se via numa crise muito alta, com os altos gastos na 1ª Guerra Mundial, e vários países europeus, como Itália e Alemanha, adotaram um governo fascista, que não aceitava povos judeus, existência de luta de classes, nem as ideias pregadas por Marx, etc.

Um dos maiores fascistas foi Adolf Hitler, que se tornou famoso, pela sua crueldade, mandando exterminar milhões de pessoas nos campos de concentrações na Alemanha. Também, pelo seu querer de dominar o mundo, tornando-o irracionalista, era está a sua ideia, que deu inicio a Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1941 à1945.

Resumo

Ao longo do século XIX, vários países europeus, sofriam muitos duros ataques.

Trabalhadores, representantes das classes medias militares, entre outros, por alguma razão estavam todos contrario a existência de frágeis governos parlamentares.

O fascismo defendia o nacionalismo mais exacerbado, precisando conquistar colônias pela necessidade de um “espaço vital” para Nação.

A Itália estava aliada da Alemanha e do Império Austro-húngaro, mas só entrou na guerra em 1915, ao lado dos ingleses e franceses. Pois os ingleses prometeram devolver o território chamado de Itália Irredenta, que tinha sido tomada pelos austro-húngaros.

No ano de 1919, varias empresas, foram tomadas por funcionários, varias greves começaram a ser feitas, criando assim sovietes operários. O fascismo cresceu muito rápido, porque os grandes latifundiários, grandes empresários e muitos setores da classe média italiana, eram considerados os únicos capazes de “garantir a ordem”.

Em 1925, Benito Mussolini, ampliou seus poderes e tornou-se chefe do governo italiano. Sendo líder dos “camisa-negras”, que passou a se chamar Milícia Voluntaria para a Segurança Nacional (MVSN).

Na Alemanha Também se difundiu o fascismo, logo após o término da Primeira Guerra Mundial. No ano de 1923, os alemães puderam conhecer uma hiperinflação, que os números, surpreendem ate hoje.

Com A ascensão do Nazismo o vanguardismo ficou inviabilizado e a maioria dos artistas acabou emigrando para os Estados Unidos.

Em 1919 Criaram um partido chamado de Partido Dos Trabalhadores Alemães, que em poucos tempos Adolf Hitler se tornou líder. Mudaram então o nome do partido para Partido Nacional- Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), mais conhecido por Partido Nazista.

Os Nazistas tentaram dar um golpe, que fracassou, levando Hitler para a prisão. Com a saída de Hitler da prisão em 1929, o Partido Nazista tornou-se o mais forte em poucos tempos.

Sobre as ordens de Hitler as SS (Tropas de Elite), organizaram na noite de 29 de junho de 1934, a matança de centenas de lideranças “de esquerda”, que ficou conhecido como a noite dos longos punhais.

Os campos de concentrações eram reservados para seus opositores reais ou imaginários, judeus, ciganos e homossexuais. A perseguição de judeus levou nos finais do regime nazista o Holocausto que contou com cerca de 6 milhões de judeus assassinados.

A Segunda Guerra Mundial teve início em setembro de 1939, mas só foi considerada mundial no ano de 1941.

Em 1936 foi assinado o Pacto Anti-Komintern por Alemanha, Itália e Japão. Esse pacto destinava-se a combater o comunismo internacional. Com o pacto assinado entre alemães e soviéticos, os nazistas se sentiram livres para atacar a Polônia, e reconquistar o território que fora tomado dos alemães ao final da 1ª Guerra Mundial.

Os japoneses queriam dominar toda a Ásia, para ser denominada A Grande Ásia Oriental. Esta guerra foi chamada de Guerra Asiática que ocorreu de 1937-1941.

Na Europa, a Alemanha iniciou a chamada Guerra Europeia que durou de 1939-1941, invadindo a Polônia, Noruega e Dinamarca e a URSS dominou a Estônia, a Lituânia, a Letônia e a Finlândia. No ano de 1940 os nazistas dominaram os Países Baixos e logo após a França seria o próximo alvo.

No ano de 1941, as duas guerras fundiram-se em apenas uma, que se tornou realmente mundial.

Em 1942 foi marcada por vitórias do Eixo, formado por Alemanha, Japão e Itália, que estavam bem preparados. Enquanto a União Soviética e os EUA, ainda foram recrutar e treinar homens para o seu exército.

Os alemães tiveram sua primeira derrota em Moscou.

Na Ásia os norte-americanos venceram os japoneses em Midway e Guadalcana.

No ano de 1944, os aliados tinham uma superioridade em numero de soldados e equipamentos bélicos sobre os exércitos alemão situados na França. Para cumprir a tarefa que os exércitos alemães desalojassem a Itália, foram recrutado tropas de outros países, foi nesse momento que as Tropas Brasileiras se envolveram enviando um contingente de 25334 soldados (FEB- Força Expedicionária Brasileira), além do 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1º ELO).

Em agosto de 1945, o mundo tomou conhecimento de lançamento de duas bombas atômicas sobre cidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com