TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayol E Taylor

Casos: Fayol E Taylor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Larissa Silva de Melo RA 9902007281

Principais verificações de Frederick Taylor e Henri Fayol

FREDERICK TAYLOR:

Taylor, engenheiro norte americano, é considerado o pai da Administração Científica, pois ele desenvolveu teorias voltadas à linha de produção.

As observações feitas por ele, são utilizadas até hoje.

A contribuição teórica de Taylor, baseia-se, em objetividade e racionalidade, com princípios de hierarquia, divisões de trabalho e autoridade.

Suas propostas básicas: PLANEJAMENTO, PADRONIZAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, CONTROLE e REMUNERAÇÃO. Ele defendia que os trabalhadores eram movidos e motivados por esse último item.

Ele foi responsável por desenvolver pesquisas que buscavam obter as melhores formas de se alcançar um melhor resultado na execução dos trabalhos, com relação a tempo, divisão de tarefas, espaço físico e condições de operação, aperfeiçoamento técnico dos trabalhadores, coordenação entre as atividades.

Eliminou o sistema chamado de "Tentativas de erro", defendia que o trabalho deveria ser estudado e planejado antes de ser executado, assim, ele poderia ser mais objetivo e livre de dificuldades que acarretariam desperdício de tempo, material, mão de obra e tudo mais.

A teoria de Taylor serviu de base para a atual Teoria Geral da Administração.

HENRI FAYOL

Fayol foi um francês que, ao contrário de Taylor que se dedicou mais à questões relativas à linha de produção, teve seu foco na ação administrativa.

Ele chegou a discordar da teoria de Taylor, mesmo que depois tenha reconhecido que as teorias se complementam, como, de fato, acontece, mesmo que elas tenham abordagens distintas.

Defendia que na empresa existiam seis funções básicas: TÉCNICA, COMERCIAL, FINANCEIRA, CONTÁBIL, DE SEGURANÇA E ADMINISTRATIVA. Para ele, a última era a mais importante, e por esse motivo, dedicou suas teorias, basicamente à ela.

O francês delegou quatorze princípios administrativos a serem aplicados dentro de cada empresa de acordo com a sua realidade: Divisão de trabalho, Autoridade e reponsabilidade, Disciplina, Unidade de Comando, Subordinação do interesse individual ao coletivo, Remuneração, Centralização, Cadeias Hierárquicas, Ordem, Equidade, Estabilidade, Iniciativa, Cooperação.

Segundo ele, esses princípios, quando executados de forma correta, eram o que garantiam a funcionalidade e sucesso do exercício da empresa, já que sua teoria sustentava que a Administração (trabalho de gerência, direção e controle das atividades, afim de atingir racionalmente os objetivos da corporação), era a mais importante das funções, pois direciona e comenda todas as outras.

Confrontando e analisando as duas teorias, desses dois pensadores da Administração, nós podemos observar, que mesmo que elas tenham enfoques diferentes, se complementam e podem (na verdade, devem) ser implantadas nas organizações, tanto no chamado "chão de fábrica", quanto na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com