Fernando Collor
Artigo: Fernando Collor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nmis • 7/11/2014 • Artigo • 320 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Fernando Collor – Uma história a ser revista Fernando Collor de Mello, hoje senador pelo Estado de Alagoas, já foi presidente do Brasil. Tenho 33 anos de idade e para os mais velhos que eu, isso não é novidade alguma. Mas para os mais jovens, é. Eu tinha 11 anos de idade quando Collor sofreu o impeachment, e tenho uma vaga lembrança de sua passagem pelo Planalto, embora me lembre bem, também, do auê que foram as eleições de 89, que o levaram ao poder. Mas nossa ampla população jovem, com menos de 30 anos, não têm em sua memória esse episódio tragicômico que foi o impedimento do primeiro presidente eleito por votação direta após a ditadura militar. Saída do presidente da republica Fernando Collor de Mello e sua esposa Rosane Collor de Mello do Palácio do Planalto. Brasilia, 02/10/1992. Foto: Arnildo Schulz/CB. Ed. Politica. Aliás, minha idade também não me permitiu acompanhar com maior noção a transição traumática da ditadura para a democracia, pois além do impeachment do primeiro presidente eleito democraticamente, tivemos antes, também, a morte súbita do primeiro presidente civil, Tancredo Neves, eleito por um colégio eleitoral; fora a morte desastrosa do então deputado Dr. Ulisses Guimarães, um dos líderes do processo de redemocratização do país. Um assunto puxa outro, mas quero falar aqui do Collor. Lembro que ele tinha uma personalidade exibicionista, praticava esportes publicamente e se não me engano, chegou a pilotar um caça da Força Aérea. Suas aparições públicas eram marcadas por sua postura sempre muito séria e altiva. Encontrei, por acaso, alguns vídeos no youtube daquela época e entrevistas recentes do agora Senador Collor. Esses vídeos demonstram que nada aconteceu por acaso, que seu afastamento do poder teve seus vários motivos, mas demonstram sobretudo que Fernando Collor foi uma peça fundamental, importante e corajosa para que o Brasil, bem ou mal, chegasse onde está agora.
Fernando Collor – Uma história a ser revista (http://www.ronaud.com/sociedade/fernando-collor-uma-historia-a-ser-revista/)
...