Feudalismo
Por: nickolas123 • 21/10/2016 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
Tema: pré-historia
Turma: 6º ano
Duração: 4 aula
Justificativa: Produzir a inserção do aluno na comunidade da qual faz parte. Contribuir para que o aluno conheça e aprenda a valorizar o patrimônio histórico de sua localidade. Assim, alguns trabalhos podem ser dasenvolvidos, no sentido de tornar esse conhecimento mais próximo dos interesses e da cultura do aluno. Envolver os alunos com o conteúdo que será utilizado do livro didático sobre pré-história e relacioná-lo com a história da sua comunidade, onde tem uma gruta com cavernas. Possibilitar atividades que possam ser desenvovidas em outros espaços além da sala de aula e do livro didático.
Objetivo: É preciso destacar que a utilização da história local como estratégia pedagógica é uma maneira interessante e importante para articular os temas trabalhados em sala de aula. A História Local possibilita a compreensão do entorno do aluno, identificando passado e presente nos vários espaços de convivência. Essa temática permite que o professor parta das histórias individuais e dos grupos, inserindo o aluno em contextos mais amplos. A visita ao local de estudo durante as aulas de história proporciona aos alunos um contato direto com objetos que ajudam a interpretar o passado, conhecer um ambiente diversificado que vem a produzir aprendizagem significativa para as crianças, e com isso ampliar os conhecimentos já iniciados em sala de aula para que os alunos tenham a possibilidade de relacionar o conteúdo curricular com a história local. Esclarecer sobre a importância de se preservar o patrimônio cultural, para que as gerações futuras possam observar e estudar.
Atividade:Na primeira aula para inicia-los com o conteúdo sobre pré-história, com leitura do texto, explicação com a participação de todo grupo, incentivar o que sabem e sanar suas dúvidas, dando uma impotância maior sobre os primeiros povoadores da terra, e como as sociedades paleolitica viviam, que incluem as cavernas existêntes na comunidade onde moram. Na segunda e terceira aula direcionar uma visita ao local que se localiza próximo da escola para dar sequência ao conteúdo, tornando significativo aquilo que se aprendeu na sala com a imagem real. Na quarta e última aula fazer um debate sobre a visita e como atividade um desenho sobre a gruta.
Fontes: Gruta da comunidade de Sede Figueira, ponto turistico de Chapecó, onde se encontra cavernas, uma pessoa da comunidade para explicar como foi encontrado o local e livro didático.
Avaliação: A avaliação deverá ser constante no decorrer do processo, privilegiando a participação dos alunos, desde a leitura do texto em sala de aula , o interesse, a visita na gruta, sua postura e interesse, e por fim o que absorveram sobre tudo e a confecção do cartaz.
Referências Bibliograficas:
SCHMIDT ,Maria Auxiliadora; Cainelli, Marlene. Ensinar História. 1ª.ed. São Paulo: Scipione, 2009.
NEMI,ana; MARTINS,J.C.; ESCANHUELA, D.L.; Ensino de História e Experiências: o tempo vivido. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2009.
Moimaz, Érica Ramos. Metodologia do Ensino da História. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Júnior, Alfredo Boulos; História Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2009.
FORTES, Adilio. A Proto-História do Municipio de Chapecó: Oeste de Santa Catarina. São Paulo: Carthago, 1990
Enciclopédia dos Municipios Brasileiros, números 31-1959.
PIAZZA, Walter. Santa Catarina e sua História, 1983.
...