Feudalismo
Artigo: Feudalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mari5 • 27/8/2014 • Artigo • 352 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
FEUDALISMO
O feudalismo veio a surgir com a busca dos europeus por proteção contra as diversas invasões dos séculos IX e X, sendo entre elas as húngaras(leste), vikings (no norte), e muçulmanos (no sul). Com isso esses europeus acabaram saindo da cidade e indo para o campo (ruralização).
Para entendermos melhor feudalismo, segundo Jacques le Goff, foi um sistema de organização no qual os senhores, subordinados uns aos outros (como na peça Raphael que era o vassalo subordinado ao Brazão que era o suserano - lembrando que se o Raphael quisesse ele podia dividir parte de sua terra com um nobre, virando assim um suserano e o nobre um vassalo) por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver (como é o caso das duas escravas na peça).
O vassalo devia ao suserano fidelidade e prestação de serviços, assim como o suserano devia para o vassalo assim como outras coisas proteção militar. O feudo era passado em duas etapas, a homenagem(juramento de fidelidade) e a investidura(ato de transmissão do feudo ao vassalo).
A sociedade era dividida entre nobres(ordem dos detentores de terra), clero(ordem dos membros da Igreja católica, os dirigentes da Igreja administravam suas propriedades e tinham grande influência política e ideológica sobre toda a sociedade) e servos (compreendendo a maioria da população camponesa, os servos realizavam os trabalhos necessários à subsistência da sociedade). A produção agrícola predominante foi a de bens agrícolas e pastoris, que tinha como principal unidade produtora o senhorio(extensão de terra) e como forma de trabalho a servidão.
O senhorio então se dividia em campos abertos(onde os servos recolhiam madeira e frutos), reservas senhoriais(tudo que nela fosse plantado pertencia ao senhor) e mansos servis(terras onde os servos retiravam seu próprio sustento). Além de que o servo devia para seu senhor a corvéia: que significava que ele tinha que trabalhar alguns dias da semana gratuitamente na reserva senhorial. A talha: em que os servos eram obrigados a entregar parte de sua produção ao senhor. E a banalidade: em que o servo devia pagar taxas por usar o equipamento do senhor.
...