Filme Tempos Modernos
Por: mariagabriela_ • 30/4/2016 • Resenha • 695 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
Tempos Modernos
O filme Tempos Modernos retrata a época de uma grande crise econômica na América, a quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929 (onde já havia ocorrido a Revolução industrial e já usava-se as máquinas). A crise se resulta por que os EUA estavam animados com a 1ª Guerra Mundial, pois estavam vendendo muitos produtos industrializados para a Europa que estava acabada após a guerra. Estavam lucrando muito com a aceleração da produção, mas a Europa começava a dar a volta por cima e a comprar menos, e os EUA a produzir em excesso, então veio a superprodução, pois a Europa já não tinha interesse nos produtos americanos. Muito produto e pouco comprador. Com a superprodução, diminuíram o ritmo e a produção nas indústrias, com isso veio o desemprego.
Com a Revolução Industrial vieram muitas mudanças, tais como: a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado, a produção e uso de máquinas, artesão passou a ser operário, aceleramento da produção e inovações tecnológicas. Com todas essas mudanças, veio também a Divisão do Trabalho que foi uma forma de organizar a sociedade no meio industrial, determinando a cada operário sua determinada função. Está explicito no filme, no momento em que Carlitos de tanto fazer o movimento repetitivamente na máquina, não consegue parar de repeti-lo. Carlitos trabalha ao lado de mais dois operários em uma única máquina, onde cada um exerce a sua função, fazendo assim, uma organização, uma aceleração na produção. Só que nessa divisão ouve uma controvérsia, pois adiantavam a produção, mas os operários trabalhavam em torno de 14 a 18 horas por dia, em péssimas condições, recebendo pouco, correndo riscos, quase uma escravidão, sendo que muitos dormiam em serviço e muitas vezes morriam em acidentes com as máquinas.
Com a falta de emprego e as greves nas fabricas os operários se aglomeravam e faziam manifestações pedindo emprego, mas também pedindo liberdade, melhores condições de trabalho, os operários protestavam para que tivessem direitos, e mesmo assim eram presos. Carlitos foi até preso em uma dessas manifestações por pegar uma bandeira vermelha que tinha caído e saído acenando para devolver a bandeira, quando atrás dele vinham os manifestantes, e ele foi preso por estar com a bandeira e especularem que ele seria o líder do comunismo.
Há uma cena em que Carlitos ver o anúncio de que as greves haviam acabado e vai à procura de emprego na fabrica, ao chegar havia uma massa de trabalhadores a procura de emprego, a procura de um modo para viver, Carlitos consegue ultrapassar os outros operários e consegue o emprego. O trabalho dura um dia, pois a fábrica entra em greve novamente, por conta da crise.
Na cena em que Carlitos é preso por não está empregado, isso aconteceu por que na época existia o crime de Vagabundagem, toda pessoa que não exercia nenhuma função na sociedade era “vagabunda”, ou seja, todos tinham como obrigação trabalhar, de mulheres a crianças, a sua mulher ao final do filme é presa pelo mesmo motivo e por ter fugido do orfanato. Comportamentos estimuláveis ou punidos pela sociedade afim que o individuo se integrasse, obedecesse. O funcionalismo, as regras, funções impostas pela sociedade, e quem não as cumprisse era punido. E eles tinham que trabalhar para poder se manter mesmo recebendo tão pouco. Carlitos sonhava em ter uma casa bonita, boa comida, trabalhando e de bem com a vida, um pensamento de muitos trabalhadores, mas com as condições que eles trabalhavam era quase impossível alguém subir na vida.
...