TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia De Rondonia

Casos: Geografia De Rondonia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  9.084 Palavras (37 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 37

Evolução Territorial dos Municípios

O Estado de Rondônia, com uma área de 238.512,80 Km2, está inserido na Amazônia Ocidental situado entre os paralelos 7º 58' e 13º 43' de Latitude Sul e os meridianos 59º 50' e 13º 48’ de Longitude Oeste de Greenwich. Está limitado ao Norte com o Estado do Amazonas, a Noroeste como Estado do Acre, a Oeste com a República da Bolívia e a Leste e Sul como Estado do Mato Grosso.

A sua história de ocupação data ainda no século XVII com a penetração das então denominadas ‘Entradas e Bandeiras’ em busca de mão de obra indígena ouro, pedras preciosas e especiarias Destaca-se neste penedo uma Bandeira comandada por Raposo Tavares que chegou até o Vale do Guaporé. Já no século XVIII, os portugueses, partindo de Belém, subiram o rio Madeira. Mamoré e o Guaporé, chegando até a atual cidade de Cuiabá. A presença constante dos Portugueses na região em função da descoberta de ouro em Cuiabá e Vila Bela, gerou a alteração do Tratado de Tordesilhas, no periodo de 1722 a 1747. redefinindo os limites entre Portugal e Espanha, passando a região ser de posse e a defesa dos limites territoriais de Portugal. (IBGE:1975).

No século XIX, houve o surgimento da demanda no mercado internacional de borracha nativa, provocando um grande estimulo á sua produção na Amazônia promovendo o chamado "primeiro Ciclo da Borracha", entre 1877 a 1880 trazendo uni grande contigente de mão de obra para a exploração do látex nas florestas nativas, levando a sensíveis transformação na região. A expansão da produção de borracha no atualmente chamado Primeiro Ciclo da Borracha levou a ocupação por brasileiros de parte do território Boliviano, gerando assim um conflito internacional. Tal fato levou, no ano de 1903. a consumação do Tratado de Petrópolis. para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré buscando viabilizar o acesso da Bolívia ao Rio Madeira, com a saída ao Oceano Atlântico. A Ferrovia foi concluída apenas em 1912, numa extensão de 360 Km. ligando Guajará Mirim a Porto Velho.

Outro fator de produção à ocupação foi a rede telegráfica entre Cuiabá e Porto Velho, concluída em 1915, que buscava evitar o isolamento e o esvaziamento da região. A frente dessa missão estava o então coronel Cândido Mariano da Silva Rondon que utilizou mão de obra do sul do pais, que somados a mígrantes eventuais, criaram povoados nas localidades onde os postos telegráficos foram instalados, além da demarcação de seringais remanescentes do Ciclo da Borracha

Com a implementação da produção da borracha na Malásia. que registraram um grande sucesso no seu cultivo naquele pais, como também a descoberta da borracha sintética originada do petróleo. a colocação da

borracha no mercado externo ficou prejudicada e a região Amazônica passou por um período de estagnação, entre 1910 a 1940, ressurgindo apenas em 1943, durante a segunda Guerra Mundial, quando a Malásia ficou isolada da Europa pela ocupação do sudeste Asiático pelos japoneses Tal fato fez renascer a importância dos seringais da Amazônia e, desta vez, a exploração foi intensificada com mão de obra dos chamados "soldados da Borracha". Neste mesmo ano, com intuito de povoar e colonizar as áreas de fronteiras, o Governo Federal cria os Territórios Federais, dentre eles o Território Federal do Guaporé. que apenas em 1956 passa a ser denominado de Território Federal de Rondônia Os primeiros dados demográficos registram no final da década de 40 uma população de 36.935 habitantes.

Novos rumos para a ocupação de Rondônia aparecem em 1952 quando o Engenheiro Frederico Hoespken constatou, pela primeira vez, a presença de Cassiterita no Estado. O minério de bom teor e com altos preços no mercado, estimulou os seringalistas e os proprietários de terra, em Rondônia, a uma corrida ao Estanho. Com isso houve nesse período migração intensa de garimpeiros para a descoberta de novas jazidas e para exploração mineral Contudo, a lavra econômica ocorreu apenas em 1959, expandindo-se no começo da década de 60 impulsionando toda a economia local até o ano de 1970. com a exploração da Cassiterita. A partir de 1971 a exploração mineral ficou restrita ás empresas mineradoras, por força de uma Portaria do Ministério das Minas e Energia que proibiu a garimpagem manual. Promovendo a remoção dos garimpeiros de Rondônia.

Em 1968, foi consolidada a BR-364 que permitiu, a partir de 1970, o ciclo da ocupação agrícola no então Território Federal de Rondônia que levou a região a um novo ciclo econômico, o Ciclo Agrícola, consolidando o Estado de Rondônia como um produtor agropecuário da Amazônia.

As principais características desse ciclo foram a presença maciça de investimentos federais nos projetos de colonização e a intensificação do fluxo migratório. O efeito imediato deste último fator foi a rápida formação de aglomerados urbanos e a ocupação efetiva ao longo da BR 364, de forma intensa e continua inviabilizando a ação governamental na antecipação para o ordenamento e planejamento adequado da expansão da fronteira econômica no Estado.

Assim, os municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim, criados em 1914 e 1928, respectivamente, foram desmembrados dos estados de Mato Grosso e Amazonas, e constituíram, nas primeiras décadas do século XX, os principais núcleos de povoamento da região que viria a dar origem, em 1981, ao Estado de Rondônia- (Mapa 01)

Na década de 70, com o expressivo aumento do fluxo migratório convergente de todas as regiões do País para o já então Território Federal de Rondônia, foram criados mais cinco municípios (Lei nº 6.448, de 11/10/77): Ariquemes, Ji-Paraná (ex-Vila Rondônia), Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, todos eles desmembrados do município de PortoVelho e, no caso de Vilhena, também do município de Guajará-Mirim.(Mapa 02)

Em 30 de janeiro de 1978 foi editada a Lei 81272, estabelecendo os limites dos municípios criados pela Lei número 6.448/77. de 11/10/77, dos distritos correspondentes e dos municípios de Porto Velho e Guajará Mirim. Com isso, cada município passou a ter os seguintes distritos: Ariquemes (distritos de Tabajara, Jarú, Nova Vida), Cacoal (Riozinho), Guajará Mirim (Príncipe da Beira, Costa Marques, Pedras Negras), Ji-Paraná (Ouro Preto e Presidente Médici), Pimenta Bueno (Espigão do Oeste e Marco Rondon), Porto Velho (Abunã, Calama e Jaci-Paraná) e Vilhena (Colorado do Oeste).

A partir da criação do Estado de Rondônia, muitos desses distritos, dada a sua importância econômica, política e geográfica, foram transformados em municípios, como veremos a seguir.

Em 1981, pela Lei 6.921, de 16 de junho, foram criados os municípios de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com