Globalização
Tese: Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: secretovip • 29/5/2014 • Tese • 520 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Globalização
O que é a globalização?
A globalização é um processo de interação e integração sócio, político, económico e cultural entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações.
Processo este impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxilio das tecnologias de informação.
Aldeia Global
Podemos dizer que o conceito de aldeia global se encaixa neste contexto, pois este está relacionado com a criação de uma rede de conexões que deixam as distancias cada vez mais curtas, facilitando assim as relações culturais e económicas de forma fácil, rápida e eficiente.
Quando surgiu a globalização?
A globalização surgiu após a guerra fria, tornando – se no assunto do momento.
Apareceu nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação , tornando assim possível a união de países e povos.
Um dos factores mais importantes que contribui para a união desses povos é, sem dúvida, a internet. É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sairmos do lugar.
Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram a horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.
A globalização não é uma realização do presente, já vem de longa data.
Tudo começou há muito tempo quando os povos primitivos passaram a explorar o ambiente em que viviam.
No século XV os europeus viajavam pelos mares a fim de ligar o Oriente ao Ocidente;
A revolução industrial foi também um fator que contribuiu para o avanço de países industrializados sobre o resto do mundo.
No final dos anos 70, os economistas passaram a usar o termo “globalização” fora das discussões económicas facilitando assim as negociações entre países.
Nos anos 80, começaram a ser difundidas novas tecnologias que uniam os avanços das ciências com a produção, como por exemplo: nas fábricas, os robôs ligados aos computadores aceleravam a produção, ocasionando assim a redução de mão de obra necessária.
A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos, grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenómeno tão abrangente, ela exige um novo modelo de pensar e enxergar a realidade.
Os blocos económicos e a globalização
A necessidade de união causada pela globalização fez com que vários países que visavam uma união económica se unissem, formando os chamados blocos económicos.
Como a União Europeia, ALCA, NAFTA , Mercosul, Comecom.
Desta forma um país ao fazer parte de um bloco económico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Não
...