TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Da Independencia Americana

Monografias: Guerra Da Independencia Americana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

A Guerra da Independência (1775-1781)

A Inglaterra dispunha de um exército bem disciplinado e armado, enquanto as milícias dos revoltosos não estavam suficientemente abastecidas de armas nem tinham homens suficientes, não estando, portanto, à altura de travar uma guerra com os britânicos sem apoios exteriores.

George Washington foi escolhido para comandante-chefe do futuro exército americano. Na Europa, iniciava-se uma forte acção diplomática, a fim de angariar apoios para os revoltosos americanos.

No início de 1777 Washington conduziu a batalha de Princeton (na qual os Americanos saíram vitoriosos e serviu para que mais homens se alistassem no exército revoltoso), à qual se seguiram as batalhas de Saratoga e de Monmouth.

Após a batalha de Saratoga, em Outubro de 1777, na qual os americanos derrotaram um exército britânico, a França predispôs-se a aceitar uma aliança oficial. Esta, consumou-se em 1778, quando a França enviou homens, barcos, armas e dinheiro. Ao apoio da França, somou-se o da sua aliada, a Espanha, que também contribuiu com dinheiro e uma esquadra para a causa americana.

Estas ajudas revelar-se-iam decisivas no desfecho da guerra. Em 1781, o principal exercito inglês capitulou em Yorktown.

A Inglaterra estava então a ser atacada por franceses e espanhóis no Mediterrâneo e acumulava já derrotas navais na costa da Índia, infligidas também pelos franceses. A Inglaterra decidiu-se pelas negociações de paz.

No Tratado de Versalhes, assinado a 3 de Setembro de 1783, a Inglaterra reconheceu a independência das 13 colónias e o direito de os estados colonizarem os territórios situados a ocidente do Mississipi. Com este acordo, os Estados Unidos da América tornam-se o primeiro estado americano independente depois da chegada dos europeus ao "Novo Mundo".

O Tratado estabelecia:

• Que a Inglaterra reconhecia a Independência das Treze Colónias e lhes entregava o território compreendido entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississippi e os Montes Apalaches.

• Que a França recuperava alguns territórios perdidos depois da Guerra dos Sete Anos: as feitorias do Senegal e as ilhas de Santa Lúcia, São Pedro e Miquelon e Tobago, nas Antilhas, além do direito de pesca na Terra Nova.

• E que a Espanha recuperava a Flórida, perdida também na Guerra dos Sete Anos e a ilha de Minorca, no Mediterrâneo, ocupada pelos ingleses durante a guerra.

Na Revolução Americana houve várias figuras que se distinguiram como heróis da Revolução:

George Washington foi um político e militar americano, foi o primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos de 1789 a 1797, e também foi comandante do Exército Continental na Guerra da Independência dos Estados Unidos. O seu papel na revolução e na subsequente independência e formação dos Estados Unidos foi significativo, e é visto pelos americanos como o "Pai da Pátria".

Benjamin Franklin, jornalista, cientista e filantropo, interveio na redacção da Declaração de Independência, distinguiu-se em França com o seu talento diplomático e simpatia.

Samuel Adams foi governador de Massachusetts

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com