Guerra Do Contestado
Ensaios: Guerra Do Contestado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danipereira • 21/4/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro que aconteceu entre outubro de 1912 a agosto de 1916, em uma região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
Se deu origem pelos problemas sociais, decorrentes da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população mais pobre, em uma região em que a presença do poder público era insignificante, o conflito foi agravado também pelo fanatismo religioso.
Uma das mais imediatas manifestações desse problema foi por causa da pressão exercida pelos grandes proprietários de terra que forçavam camponeses a se estabelecerem em outras terras.
Além disso, a construção de uma estrada de ferro interligando os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul agravou o problema social ali instalado. Sob a liderança do empresário estadunidense Percival Farquhar, a Brazil Railway Company comprou uma extensa área para construção desta estrada, onde diversas famílias já estavam instaladas. Após possibilitar o processo de desocupação das terras, a companhia atraiu a mão-de-obra de mais de 8 mil operários que participaram da obra.
Depois de realizar a construção, a Brazil Railway adquiriu uma outra área com mais de 180 mil hectares onde realizaria exploração madeireira. Utilizando um moderno maquinário para a execução desse novo empreendimento, a empresa estrangeira precisou de um contingente mínimo de mão-de-obra, o que acabou forçando a expulsão de outra leva de pequenos agricultores que também estavam fixados naquela região.
Com a formação do grande número de operários desempregados e camponeses desapropriados, a região do Contestado começou a presenciar um movimento divino. Diversos profetas, beatos e “monges” apareceram pregando ideais de justiça, paz e comunhão que seriam estabelecidos em um movimento de inspiração religiosa. O primeiro desses líderes foi o beato José Maria, que atacava o autoritarismo da ordem republicana e pregava novos tempos de prosperidade e comunhão espiritual.
...