HISTORIA DE LAGARTO - SERGIPE
Monografias: HISTORIA DE LAGARTO - SERGIPE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: novskyfm • 18/2/2014 • 2.223 Palavras (9 Páginas) • 2.881 Visualizações
HISTÓRIA DE LAGARTO SERGIPE
Com uma área de 1.036 Km² e aproximadamente 100.000 habitantes, Lagarto orgulha-se, entre outras coisas, de possuir uma das maiores cidades do Estado com aspecto de grande centro. Nela, o passado de suas igrejas, prédios e monumentos de filhos ilustres, a exemplo de Sílvio Romero e Laudelino Freire, convive harmoniosamente com a arquitetura moderna e com a natureza. É atraente a beleza das ruas, praças e avenidas, que envolve sua gente simples e amiga, sua história, seu folclore, sua culinária típica e seus atrativos naturais.
Um pouco da história de Lagarto é contado por sua gente e está registrado em cada ponto da cidade. Também importante é o marco que revive os primeiros acontecimentos da colonização do município, localizado no povoado Santo Antônio. Segundo historiadores, havia, às proximidades de um riacho, uma pedra em forma de lacertílio, causa provável da origem nominal da povoação. Outra versão fala da existência de um brasão com a marca de um lagarto, deixado por um fidalgo português.
Em Lagarto, os logradouros do centro da cidade ainda guardam aspecto do século passado, destacando-se algumas ruas estreitas como o Calçadão da D. Pedro II e as ruas Cel. Sousa Freire e Acrísio Garcez.
Na Colônia Treze, a 15 minutos da sede municipal, encontra-se uma das igrejas mais incomuns, com paredes cobertas de grama e aparência cônico-piramidal.
O convívio com a natureza fascina a todos que descobrem a beleza natural da Serra da Miaba, um dos lugares mais belos de Sergipe, motivo de inspiração de vários contos, entre eles “Tesouros da Miaba”, de Acrísio Torres de Araújo, localizada na divisa Lagarto - São Domingos. Encantados também ficam aqueles que visitam os remanescentes do Balneário Bica, onde o verde e a selva de pedras se situam lado a lado.
Para diversão de seus moradores e visitantes, a “Cidade Ternura” conta com clubes sociais, restaurantes, ginásios de esporte, parque de vaquejada, estádio de futebol (o Barretão), o espaço livre da Barragem Dionísio Machado e a Praça do Forródromo, cuja área é destinada a apresentações culturais e desportivas. As festas e exibições folclóricas são também características da cidade, com destaque para a Festa da Excelsa Padroeira “Nossa Senhora da Piedade”, o desfile cívico-militar e a Exposição-Feira de Animais, realizados no mês de setembro.
Os festejos de São João e São Pedro estão reservados em seu calendário para o mês de junho com apresentações de quadrilhas, fogueiras, fogos de artifícios e comidas típicas, em que a maniçoba e o ginete não podem faltar. Parafusos, Reisado, Lambe-sujo, Cangaceiros, Taieiras, Terno de Zabumba, Encomenda(ção) das Almas, vaquejada, forró e a tradição das festas natalinas representam algumas de suas riquezas culturais.
Localizada no centro-sul do Estado, a 78 km da capital, Lagarto dispõe de eficiente sistema de transporte com rodovias em bom estado de conservação.
Na área de serviços, Lagarto ainda dispõe de hotéis, pousadas, estabelecimentos bancários, agências de viagens, hospital, maternidades, clínicas etc.
Saindo do centro da cidade estão os bairros: Cidade Nova, Novo Horizonte, Aldemar de Carvalho, Horta, Pacheco, Gomes, Loiola, Matinha, Libório, Jardim Campo Novo, Alto da Boa Vista e os conjuntos residenciais: Sílvio Romero, Laudelino Freire, Albano Franco e Jardim Santo Antônio.
O seu progresso reflete o desenvolvimento do município, hoje possuidor de grandes empresas, escolas de ensino regular e especial, emissoras de rádio, faculdade, pólo universitário, e de uma expressiva quantidade de veículos e pessoas em movimento no trânsito, o que traduz a pujança da sua gente.
GEOGRAFIA
Localiza-se a uma latitude 10º55'02" sul e a uma longitude 37º39'00" oeste, estando a uma altitude de 183 metros. Possui uma área de 2.036 km² e está situado na microrregião agreste de Lagarto. A hidrografia do município é composta pelos rios Vaza-Barris,Piauí, Jacaré, Piauitinga de Cima, Machado e Caiça, pelos riachos Oiti, Pombos, Flexas e Urubutinga. No seu solo, há riquezas minerais exploradas e inexploradas: argila, calcário, mármore, enxofre, e pedras de revestimento. Sua área de preservação são as piscinas do povoado Brejo, as - fontes naturais -, o Balneário Bica (fonte natural no perímetro urbano).
Hoje, há mais de 100 povoados que compõem o município. Os principais são Colônia Treze, Açuzinho, Açu, Caraíbas, Brasília, Brejo, Jenipapo, Gameleiro, Urubutinga, Araçás, Estancinha, Alto da Boa Vista, Boa Vista do Urubu, Coqueiro, Boieiro, Mariquita, Tapera dos Modestos, Rio Fundo, Quilombo, Telha, Pururuca, Santo Antônio, Taperinha, Itaperinha, Tanque, Curralinho, Campo do Crioulo, Gavião, Oiteiros, Brejo, Moita Redonda, Fazenda Grande, Tapera do Saco, Sobrado, Pé da Serra do Qui, Luís Freire, Mangabeira, Rio das Vacas, Olhos d'Água,Pindoba, Barro Vermelho,Limoeiro, etc.
DEMOGRAFIA
A população de Lagarto é mista, com predominância de ascendência portuguesa. Segundo o censo do IBGE em 2008, sua população é de 88 980 habitantes. Estima-se que ano de 2011 a população alcance 100 000 habitantes.
RELIGIÃO
No campo religioso, a Igreja Católica Apostólica Romana possui o maior rebanho de fiéis da cidade, sendo composta por 4 Paróquias: Nossa Senhora da Piedade (Centro), Santa Luzia (Pov. Colônia 13), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Loiola) e Santa Luzia (Bairro Boa Vista). A Paróquia Nossa Senhora da Piedade vem se destacando pelas inúmeras vocações sacerdotais, sendo terra natal de dois bispos Dom Dulcênio Fontes de Matos e Dom Frei João, 11 sacerdotes, 3 diáconos e 6 seminaristas. Destaca-se a presença de três ordens Religiosas na cidade: Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho e Pias Mestras Rosa Venerini, que atuam no campo da educação e as Religiosas Irmãs Camilianas que atuam no campo da saúde. Os eventos religiosos como as Vias Sacras, Cristo Vive, Novenário de Nossa Senhora da Piedade e o Projeto Jonas (evangélico) levam milhares de devotos. Também merece destaque as Igrejas Batistas, Assembleia de Deus, Adventista, Presbiteriana e Universal do Reino de Deus com grande colaboração da Pastora Mariane Ferreira.
ECONOMIA
Em Lagarto, as atividades econômicas estão expressivamente pautadas nos produtos agrícolas, com destaque no cultivo de Tabaco e plantas cítricas. Na criação têm-se os rebanhos bovinos, eqüinos, ovinos, suínos; e os galináceos. A industrialização do Tabaco movimenta a economia do município em que mais da metade de sua
...