HISTÓRIA DA VOENA
Tese: HISTÓRIA DA VOENA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heycarolz • 18/5/2014 • Tese • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 228 Visualizações
AULA DE PRÉ HISTÓRIA PARA 1ª SEMESTRE – MODA
Aula Pré História
HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA
Luciana Andrzejewski - FMU
AULA: 21/02/2013 e 22/02/2013
Princípios Básicos:
PRÉ-HISTÓRIA
Um dos momentos mais fascinantes da história humana é a Pré-História.
Período, este que não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é anterior à escrita.
Tudo o que sabemos dos homens que viveram neste tempo é resultado da pesquisa de
antropólogos e historiadores que reconstituíram a cultura do homem da Idade da Pedra, a partir
de objetos encontrados em várias partes do mundo.
A Pré-História é dividida em 3 períodos:
1) Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C)
2) Paleolítico Superior (+/- 30 000 a.C)
3) Neolítico (por volta do ano 10 000 a.C)
Essa é uma divisão feita por historiadores da arte, para efeito do nosso estudo sobre História
da Indumentária, começaremos a trabalhar a partir do período Paleolítico Superior ou Idade
da Pedra Lascada.
A principal característica deste período é o NATURALISMO, ou seja, o “artista” pintava e
reproduzia a natureza tal qual a sua vista captava, assim a arte desse período retrata apenas o
que o “artista” vê.
Existem muitas especulações a respeito do motivo que levaram esses homens a fazer tais
pinturas. Nos mais recentes estudos da História da Arte, chegaram a conclusão, que tais
desenhos eram feitos por caçadores e que fazia parte de um processo de magia, por meio do
qual procurava-se interferir na captura de animais. Ou seja, o pintor/caçador desse período
supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia
matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente em um desenho.
Eles acreditavam que o desenho era o próprio ser e não a sua representação, fig.1.
Fig. 1
Uma observação é que as imagens que representam animais temidos estão carregadas de traços que revelam força e movimento, como por exemplo: os bisontes das figs.2 e 3.
Fig. 2. Bisonte (Altamira Espanha)
Fig.3
Ao contrário quando retratavam imagens que representavam renas e cavalos, os traços eram leves e frágeis, fig.4. Fig.4
Os “artistas” desse período também realizaram trabalhos em escultura, predominando as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e nádegas volumosas, fig. 5 e 6. Fig. 5 Fig.6 Fig.5. Vênus de Willendorff 11 cm, encontrada na Áustria Fig. 6. Vênus de Savignano – Ideal de beleza
Os animais garantiam a sua subsistência e as mulheres a continuidade da sua descendência. Chegamos a tal conclusão, pois ao observarmos as formas das 2 Vênus, percebemos que os pontos mais valorizados ou avantajados tem a ver com a questão da fertilidade na mulher, ou seja, ventre espaçado – para os mais antigos – significava uma forma de “carregar” melhor o filho; tinha muito a ver com a fertilidade feminina e os seios grandes – fartura de leite para o recém nascido / alimento fundamental para sobrevivência e desenvolvimento da espécie.
NEOLÍTICO
Último período da Pré-História, conhecido também como Idade da Pedra Polida, pois foi a partir desse momento que começou a serem construídos armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito. Outro acontecimento marcante foi o início da agricultura e da domesticação de animais, que significou a substituição da vida nômade por uma vida mais estabilizada. A fixação do homem, garantida pelo cultivo da terra e pela manutenção de manadas, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e divisão do trabalho. Assim começou a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmica e construir as primeiras moradias. Conseguiu ainda produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.
A primeira grande transformação na História da Arte, é quando abandonam o “estilo” Naturalista e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. O homem e as suas pinturas e representações, não imitam mais fielmente a natureza, vamos encontrar figuras que mais sugerem do que reproduzem os seres.
Fig.1
Mas não foi só a maneira de pintar ou desenhar que sofreram modificações, agora eles representavam a vida coletiva. Fig.2 e 3. Pinturas Rupestres encontradas em Tassili, região do Saara (4500 a.C)
A preocupação com o movimento fez com que criassem figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor, com o tempo, essas figuras foram se reduzindo a traços e linhas muito simples, desses desenhos surge, portanto a primeira forma de escrita – a PICTOGRÁFICA, que consiste em representar seres e ideias pelo desenho.
É também neste período que começamos a perceber a preocupação com o belo, e não mais somente com a utilidade do objeto, como os exemplos a seguir:
Fig. 4. Fig. 5. Ânfora em cerâmica Escultura em bronze
As esculturas em metal representando guerreiros e mulheres são ricas em detalhes, constituindo um precioso documento das roupas e atividades do Neolítico.
Foi nesse período também que o homem do Neolítico começou a abandonar as cavernas e a construir suas próprias moradias, que são conhecidas como NURAGUES, edificações em pedra, sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado, conforme figs. 6 e 7. E os DOLMENS, que consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes e em uma grande colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto figs.8 e 9. O porquê dessas construções
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