Historia Do Brasil E Do Paraná
Exames: Historia Do Brasil E Do Paraná. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/11/2014 • 2.518 Palavras (11 Páginas) • 1.049 Visualizações
UNIDADE 1
DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?
Os portugueses desejavam participar do comercio com o Oriente, que era realizado nas proximidades do mar Mediterrâneo e era controlado pelos árabes e os italianos, por isso começaram a procurar uma nova rota marítima para atingir o Oriente, contornando a África. Em 1453, quando os turcos otomanos conquistaram o Mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comércio entre a Europa e o Oriente ficou ainda mais difícil, aumentando à necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias. Os primeiros navegantes tiveram que vencer os obstáculos naturais do mar. Entre os povos europeus, os portugueses tinham uma relação antiga com o mar, desde o século XIII. A base econômica era fruto da pesca e da extração do sal. Pequenas cidades surgiram no litoral português, desenvolvendo um intenso comércio, fazendo crescer um ativo grupo de comerciantes. Entre outros fatores que contribuíram para que Portugal fosse o grande pioneiro da expansão marítima, eles conseguiram, através disso, chegar ao Brasil.
2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.
A respeito da figura do índio este primeiro encontro foi de encantamento com a figura do índio, mostrado claramente na carta de Pero Vaz de Caminha. Quando Cabral e sua tripulação chegaram ao Brasil, encontraram os nativos que habitavam o litoral brasileiro, eram em sua grande maioria do povo tupi - guarani. Apesar das riquezas naturais e de sua gente, as notícias da chegada de Cabral à chamada “Ilha de Santa Cruz” não tiveram repercussão imediata, junto à Coroa portuguesa, porque nenhuma riqueza imediata fora anunciada pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. A primeira vista, as terras que seriam hoje o Brasil não ofereciam vantagens comerciais. Também em uma das cartas de Pero Vaz de Caminha podemos notar o encantamento dos portugueses com a terra ainda desconhecida. A extensão territorial, o clima fresco, a abundância da água e da vegetação, levava os viajantes a comparar a nova terra com um paraíso.
3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.
A economia colonial brasileira é integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio colonial – Portugal tem a exclusividade do comércio com a colônia –, é altamente especializada e dirigida para o mercado externo. Internamente tem caráter predatório sobre os recursos naturais.
As técnicas agrícolas utilizadas são rudimentares e provocam rápido esgotamento da terra. A produção está centrada na grande propriedade monocultora, o latifúndio, e na utilização de numerosa mão-de-obra escrava – primeiro dos indígenas e depois dos negros.
Escravidão
O trabalho compulsório do indígena é usado em diferentes regiões do Brasil até meados do século XVIII. A caça ao índio é um negócio local e os ganhos obtidos com sua venda permanecem nas mãos dos colonos, sem lucros para Portugal. Por isso, a escravização do nativo brasileiro é gradativamente desestimulada pela metrópole e substituída pela escravidão negra. O tráfico negreiro é um dos mais vantajosos negócios do comércio colonial e seus lucros são canalizados para o reino.
ESCRAVIDÃO NEGRA – A primeira leva de escravos negros que chega ao Brasil vem da Guiné, na expedição de Martim Afonso de Souza, em 1530. A partir de 1559, o comércio negreiro se intensifica. A Coroa portuguesa autoriza cada senhor de engenho a comprar até 120 escravos por ano. Sudaneses são levados para a Bahia e bantus espalham-se pelo Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.
TRÁFICO DE ESCRAVOS – O tráfico negreiro é oficializado em 1568 pelo governador-geral Salvador Correa de Sá. Em 1590, só em Pernambuco registra-se a entrada de 10 mil escravos. Não há consenso entre os historiadores sobre o número de escravos trazidos para o Brasil. Alguns, como Roberto Simonsen e Sérgio Buarque de Holanda, estimam esse número entre 3 milhões e 3,6 milhões. Caio Prado Júnior supõe cerca de 6 milhões e Pandiá Calógeras chega aos 13,5 milhões.
4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.
A Inconfidência Mineira foi uma revolta ocorrida em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra o domínio Português. Portugal passava por uma difícil situação econômica. A Inglaterra iniciava sua industrialização, Portugal aumentava sua dependência de produtos manufaturados. Contava com uma única fonte de renda: o ouro do Brasil para pagar suas contas. A elite mineira diante da situação começou a defender as ideias de “liberdade” e de “independência”, difundidas pelos estudantes. Participavam deste movimento: militares, padres, comerciantes, fazendeiros e intelectuais. Um dos membros mais ativos era de origem relativamente modesta, era o militar Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.Seus principais objetivos eram proclamar uma República, instalar uma universidade em Vila Rica, bem como escolas e hospitais, Iniciar a produção de artigos manufaturados que permitissem diminuir as importações e reformar o exército e criar uma fábrica de pólvora. O plano de proclamar a República era eclodir um movimento armado no dia que começasse a cobrança de impostos atrasados. Mas um traidor infiltrado avisou o governador, que suspendeu a derrama e mandou prender os líderes mais atuantes, como Tiradentes. Tiradentes foi o único a ter a pena de morte confirmada. No dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro. Seu corpo esquartejado, para servir de exemplo para os demais.
A Conjuração Baiana foi um movimento de caráter emancipacionista. Ocorrido na segunda metade do século XVII, a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas. Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, as atividades econômicas da Colônia deslocaram-se do Nordeste para o Centro-Sul. Em 1763, a capital da Colônia foi transferida para o Rio de Janeiro.Salvador sofreu então uma grande retração. A maioria da população era composta por negros e mulatos e estava descontente e revoltada contra a miséria e a exploração que era submetida pela elite. Os brasileiros eram explorados com altos impostos cobrados pelo governo português. As revoluções coloniais do século XVIII fracassaram porque a população brasileira, como um todo, não estava envolvida pelos ideais de independência. Por medo de rebeliões, o povo foi mantido pela elite, distante das conspirações. Apenas a Conjuração Baiana teve participação popular. Mas, nesse caso, as elites estavam divididas. Por fim, as diversas regiões do Brasil tinham pouco contato umas com as outras.
5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?
A Independência do Brasil ocorreu no dia 07 de Setembro de 1822. No mês de Dezembro de 1822, Dom Pedro foi declarado imperador do Brasil, sendo estabelecido o primeiro e o segundo reinado. O primeiro reinado foi de 1822 a 1831. Seu primeiro fracasso ocorreu devido a forte divergência entre o soberano e os deputados, que exigiam um poder pessoal superior ao do Legislativo e do Judiciário. A Assembleia foi dissolvida, passou a funcionar com muitas dificuldades para consolidar a independência e manter a unidade do país. O segundo reinado ocorreu de 1840 a 1889. O governo central é reforçado com o Poder Moderador do soberano, estabilizando o Poder Monarca.
UNIDADE 2
BRASIL REPÚBLICA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Apresente os conflitos sociais ocorridos no Brasil no fim do período monárquico, que favoreceram a mudança de regime no ano de 1889.
Questão religiosa: no Brasil tradicionalmente a Igreja sempre esteve subordinada ao Estado. A igreja passou a criticar a maçonaria, entidade secreta que congregava importante políticos do Estado. Os políticos Maçons exigiram punição dos bispos, que foram presos, o que abalou a relação da igreja com o governo de D. Pedro II.Questão Militar: integrantes do exercito brasileiro não aprovavam a corrupção existente na corte. Também estavam descontentes com a proibição da monarquia, que os oficiais não poderiam se manifestar na imprensa sem prévia autorização do ministro de Guerra.Abolição da escravatura: muitos dos fazendeiros que se sentiram prejudicados com a abolição deixaram de apoiar o imperador.Classe média: estava crescendo o numero de funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes que desejavam maior liberdade e participação nos assuntos políticos do pais.Proprietários rurais: desejavam obter maior poder politico, já que tinham grande poder econômico.
2. Como foi chamada a política do Brasil nos primeiros trinta anos após a proclamação da República? Por quê?
A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís. Nesse período o Brasil foi nomeado de Estados Unidos do Brasil, o mesmo nome da constituição de 1891, também promulgada nesse período.1
3. Descreva como foi a política brasileira nos dois períodos de governo de Getúlio Vargas.
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:
• Governo Provisório -1930-1934
• Governo Constitucional – 1934-1937
• Estado Novo – 1937-1945
4. Escreva sobre o movimento conhecido por “Diretas Já”, argumentando sobre a sua principal reivindicação e o seu desfecho.
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.1
5. Faça um comentário sobre o período de ditadura militar no Brasil e sobre a abertura democrática que se iniciou após sua queda.
Foi o pior período da história brasileira!
A democracia foi restaurada após a queda de Vargas e foi mantida até o Golpe Militar de 1964, apoiado e financiado pelos Estados Unidos.
Getúlio Vargas voltou ao cargo político máximo da república brasileira em 1950 democraticamente, porém, a pressão da oposição, mais especificamente da UDN e de alguns militares, levaram-no ao suicídio em 1954. Devido a forte comoção popular os movimentos golpistas foram esfriados por uma década.
A pressão internacional anticomunista liderada e financiada pelos Estados Unidos criou o IPES, que estimulou e apoiou ao movimento que derrubou João Goulart. A Operação Brother Sam, que não foi posta em prática, é a prova definitiva da ingerência dos Estados Unidos na política interna brasileira.
Na ditadura militar que se seguiu ao golpe e durou vinte e um anos (1964-1985) houve repressão policial, exílios políticos, estabelecimento de legislação autoritária, com supressão dos direitos civis, uso da máquina estatal em favor da propaganda institucional e política, manipulação da opinião pública através de institutos de propaganda governamental e empresas privadas que se beneficiaram do golpe, tais como a Rede Globo que, com o apoio do governo, tornou-se uma emissora nacional e fazia a livre propaganda da ditadura militar, enfatizando o avanço econômico. Censura, torturas, assassinatos de líderes opositores foram institucionalizadas pelo AI-5, na prática uma emenda à Constituição de 1967, que baseada na Doutrina de Segurança Nacional instaurou um Estado policial.
Em conseqüência houve um endividamento externo do país, em razão da construção de grandes obras com licitações forçadas para grupos de grandes empreiteiros que juntamente a grandes empresas financiaram o golpe de Estado.
UNIDADE 3
DA VINDA DOS EUROPEUS AO PARANÁ ATÉ A EMANCIPAÇÃO DA PROVÍNCIA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Escreva sobre os povos indígenas que ocupavam o Paraná antes da chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis.
Os índios antes da chegada dos Portugueses viviam como nos tempos das cavernas, de caça e pesca, não vestiam roupas, suas casas eram construídas com barro, eles viviam definitivamente em harmonia com a natureza e possuíam seus próprios costumes.
Quando os portugueses chegaram aqui os interpretaram como homens das cavernas e inocentes. E começaram a ensinar suas doutrinas.
Enfim, eles deram espelhos e os índios enxergaram um mundo doente.
2. Quais riquezas sustentaram a economia paranaense desde o momento de sua colonização?
O ouro, A criação de gado, depois a pecuária. Podendo assim dizer que a erva-mate e a madeira de pinho juntamente com a atividade pastoril contribuíram para o crescimento econômico da região, consolidando a primeira frente pioneira. Madeira e o café.
3. Qual foi o papel desempenhado pelos jesuítas durante o processo de colonização do Paraná?
No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu•se para o sul e em 1570, vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
4. Analise o processo de povoamento do litoral paranaense e registre suas impressões.
O processo de povoamento no litoral paranaense deu-se inicio em 1500, como caça aos índios e busca por ouro, mais tarde como ponto turístico onde pessoas visitavam e se alojavam surgindo assim a povoação nos litorais.
UNIDADE 4
DA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889) AO SÉCULO XX
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Por que o Paraná lutou para desvincular-se do estado de São Paulo durante o período monárquico brasileiro?
Por que queria mais autonomia e não era possível isso com a vinculo que tinha com São Paulo.
2. Como a Companhia de Terras do Norte do Paraná (CNTP) participou do processo de colonização paranaense?
Comprando terras baratas longe de Curitiba e as dividias em lotes de15 hectares na qual as famílias desmatavam e montavam sua vilas patrimônio.tais companhias desmataram e ocuparam vilas e cidades alem de organizar o fluxo migratório.
3. Disserte sobre a economia paranaense no século XX, os principais produtos comercializados e a relação entre a chegada dos imigrantes e as grandes lavouras cafeeiras.
A economia do Paraná é dividida em ciclos, o ouro teve papel importante para ocupação e conquista do Paraná, a pecuária com a criação de gado,surgiu núcleos sociais.o ciclo da erva-mate como bebida exportada,gerando economia e lucro para também importante ciclo da madeira, e o café que era um produto utilizado por todos e que não dava lucro e apenas exportavam.essa exportação fez com que o produto ficasse conhecido e assim trouxesse a necessidade de uma industria e uma lavoura para a efetivação do produto.
4. Sintetize o processo de ocupação do Paraná, desde o final do século XIX até os anos de 1960.
Pode ser visto com um processo em fases. Em geral a ocupação foi composta por imigrantes, exportadores turistas, e pessoas que vinham atrás de riquezas.
...