Historia Do Brasil E Do Paraná
Artigos Científicos: Historia Do Brasil E Do Paraná. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2028 • 19/3/2015 • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 207 Visualizações
MÓDULO:
HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h
O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?
Ao tentar encontrar uma nova rota ir até a índias contornado a África Portugal se deparou com uma nova terra que em 9 de março de 1500 iniciou se uma expedição até que em 22 de abril do mesmo ano encontraram o Brasil.
2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.
Ficaram admirados pela beleza do lugar e com o ar puro e agradável que havia ali adoraram a fartura de água naquele local chegaram a disser que essa terra era um paraíso.
Ao se depararem com os índios ficaram admirados por seu modo de ser seu jeito de expor seu corpo em vez de usar roupas usavam tintura e acessórios pelo seu corpo perceberam também que se alimentavam bem, pois seu corpo era bem avantajado
3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.
Período colonial e a exploração de escravos
O período colonial iniciou em 1500 e foi até 1530. O pau-brasil era muito utilizado em Portugal para a fabricação de moveis e tintura para tecidos, Portugal necessitava desse material para essa fabricação assim a exportação desses ficou mais freqüente com isso aumento a mão de obra começou a escravização dos índios que trabalhavam na extração da madeira seu serviço era recompensado por migalhas como ferramentas de metal, tecidos, colores entre outras cousas desse nível como esse iria gerar “olho grande” dos outros estados então Portugal colocou guardiões nas praias para espantar os piratas franceses.
• O interesse de Portugal pelo Brasil não foi imediato por que o comercio com o ocidente era mais lucrativo;
• Não tinha como vender para os nativos apenas uma economia informal baseada na troca;
• A primeira riqueza a ser exportada foi o pau-brasil, com o início da agricultura aumentou os produtos a ser exportado;
• Os índios se sentiram explorados mais já era tarde;
Por volta de 1534. Portugal terceirizou a colonização do Brasil e foi criado o sistema de capitanias Hereditárias, o Brasil se dividiu em quinze capitais para cada doze donatários assim houve uma carta de doação regulamentária sobre os direitos e deveres entre os donatários e os reis onde o direito dos donatários era fundar vilas criar leis para poder executar cobrar impostos e exploração dos índios já os reis deveriam deter o monopólio do pau-brasil receber o dizimo e o quinto do ouro extraído, No inicio apenas duas capitais prosperaram São Vicente e Pernambuco.
A falta de investimento a distância entre elas o abandono e a invasão de estrangeiros e o ataque dos índios foi os fatores que fizeram as capitais entrar em crise.
Sobre a exploração de escravos essa era a melhor forma para eles conseguir trabalhadores sem ter que sair dinheiro do seu bolso, pois com a falta de madeira para exportar partiram então para as plantações de cana de açúcar mas os índios não deram conta desse trabalho por que a força física era maior e os índios não aquentaram alguns morriam outros fugiam assim começaram a trazer pessoas da áfrica essas eram transportadas de navios mas não de primeira classe mas sim em um compartimento onde todos ficavam amontoados e mais de 20% morriam antes de chegar ao seu destino quando chegavam ficavam aguardando ser comprados como se fossem objetos.
Os escravos viviam em péssimas condições de higiene má alimentação e moradias alem disso eram submetidos a castigos em publico para que os outros se intimidem os castigos eram açoite, amputação, palmatória, tronco onde eram maltratado até a morte, coleiras de ferro e correntes no pescoço e nos pés para seus “donos” isso era considerado direito e dever.
4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.
Ouve muita dificuldade para os mineiros, começou a defender as liberdade e independência que seus objetivos eram Instalar universidade escola e hospitais em vila rica. Começou a produção de artigos manufaturados para diminuir a importação, reforma do exercito e criaram uma fabrica de pólvora.
Os baianos por medo da pobreza se uniram e formaram um grande bloco da população em busca de melhorias assim somente a conjuração Baiana teve a participação popular nesta.
5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?
Surgiu o Partido Brasileiro que foi organizado pelos proprietários rurais então D. Pedro em 9 de janeiro 1822 resolveu ficar por seu povo que “gritava por ele” e não mais voltará para a Europa, o primeiro reinado durou de 1822 à 1831 marcado por muitas dificuldades pela sua independência houve também um grande fracasso e D. Pedro I foi obrigado a abandonar seu trono em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara .
O segundo reinado durou de 1840 até 15 de novembro de 1889 comandado por Dom Pedro II nos dez primeiros anos foi regido pelo regime monárquico até meados de 1870 onde o regime monárquico começou a enfraquecer e a população começou a ter foz e vez.
...