Historia Geral
Pesquisas Acadêmicas: Historia Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elaine • 17/5/2014 • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 1.407 Visualizações
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Resposta: - Período Paleolítico: também conhecido como da Pedra Lascada, nessa época o homem vivia da caça, pesca e coleta (era nômade).
Vivia em grupo, e morava em cavernas.
Lascavam as pedras para usa-las como instrumentos de trabalho, passaram a produzir e conservar o fogo, utilizado para o cozimento dos alimentos, para o aquecimento e a iluminação das cavernas.
Produziam facas, flechas e lanças usando pedras como matérias primas se vestiam com pele de animais.
- Período Neolítico: também conhecido como Idade da Pedra.
O homem se tornou sedentário (passou a ter residência fixa).
Domesticou animais, começou a criar rebanhos. Começou a viver em sociedade, junto com outros homens.
O homem aprendeu a usar a roda, e a polir pedra e os ossos dos animais que caçavam para produzir facas, anzóis e machados.
Inventou a cerâmica, começou a tecer, desenvolveu o culto aos mortos.
- Idade dos Metais: desenvolvimento de técnicas agrícolas, fabricação do ferro.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
Resposta: Idade Antiga > vai do desenvolvimento da escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476.
Foi a era em que o homem começou a governar determinados locais com a criação do Estado, estabelecendo leis e regras para serem aplicadas pela sociedade com o intuito de garantir organização e uma vida estável às populações. Foi na Idade Antiga que as principais religiões do mundo tiveram origem, como o cristianismo, budismo, judaísmo e confucionismo. A filosofia grega atingiu seu ápice com as ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles e os campos da matemática, história e astronomia também tiveram grandes avanços teóricos.
Idade Média >da desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453.
Durante esta era, a religião teve importante papel de mediadora dos comportamentos sociais, interferindo nas decisões do Estado e exigindo a devoção de seus fiéis. A Igreja Católica foi a que mais se destacou nesse período, empreendendo as Cruzadas pelo Oriente Médio para conquistar forte influência religiosa pelo mundo. O período também é conhecido como “Idade das Trevas”, em razão da pouca produção literária de qualquer tipo durante este período. Assim, os historiadores consideram o período “obscuro” por falta registros histórico. A Idade Média chegou a durar dez séculos.
Idade Moderna > da tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa, em 1789.
É marcado pela transição do período feudal - onde um senhor de engenho controla toda a produção agrícola empregando pequenos camponeses para servi-los – ao capitalismo – onde os mercadores compram produtos de artesãos para vender por preços elevados aos consumidores. Iniciou-se com a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453, e chegou ao fim com a ascensão das revoltas populares na França, que culminaram com a Revolução Francesa, em 1789, trazendo novos prismas para o pensamento político, econômico, filosófico e religioso da época, que servem de grande influência mesmo nos dias de hoje.
Idade Contemporânea > da Revolução Francesa até os dias atuais.
Teve início com o amadurecimento das ideias iluministas disseminadas pela Revolução Francesa, contribuindo com o progresso científico na busca de novos conhecimentos para entender o homem e a sociedade. A Idade Contemporânea é a nossa atual época e é marcada por breves acontecimentos que foram responsáveis pelas maiores catástrofes já registradas na História, como a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, a criação da bomba atômica, as guerras de Independência de nações, etc.
Também foi o período em que o homem buscou novas alternativas para a convivência social, como o sistema comunista teorizado pelo pai da sociologia Karl Marx e a reivindicação pela quebra de Estado disseminado pelos anarquistas. Nesta era, as nações mais ricas tornaram-se detentoras das decisões mundiais, como os Estados Unidos e o continente europeu, e o capitalismo se consolidou como hegemonia no sistema político e econômico do globo.
...