Historia Geral
Resenha: Historia Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josiane.ghiraldi • 8/8/2014 • Resenha • 3.557 Palavras (15 Páginas) • 157 Visualizações
A Pré-História é o estudo do passado da humanidade antes da descoberta da escrita. É o período no qual a humanidade criou uma série de técnicas para aproveitar a natureza e sobreviver com menos esforços. Com isso o ser humano foi aos poucos se desenvolvendo, descobrindo soluções práticas para os problemas encontrados na vida. Os anos foram passando e acabaram descobrindo e inventando objetos e soluções de acordo com as suas necessidades. Foram ampliando suas culturas e se tornando cada vez mais importantes. O período foi dividido em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Paleolítico: Neste período o homem era nômade, vivia da caça, pesca e colheitas lascavam pedras, onde utilizavam como instrumentos de trabalho, produziam e conservam o fogo o qual usavam para cozinhas os alimentos e iluminar as cavernas e até mesmo se aquecerem. Com tal descoberta passaram a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedra como matéria-prima.
Período Neolítico: Neste período com a descoberta da agricultura o homem deixou sua vida nômade e passou a viver de forma sedentária. Sua capacidade intelectual aumentou e foi domesticando animais e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavalos, não sendo tão necessário praticar tanto a caça, pesca e coleta dos frutos.
Assim foi se desenvolvendo e utilizando suas descobertas para seu beneficio, aprendeu a usar a roda, e a polir a pedra e os ossos dos animais, inventou a cerâmica, começou a tecer a lã dos animais e algumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos.
Período idade dos mentais: Está marcada pela dominação dos metais por parte das primeiras sociedades da pré-história, com tal descoberta foram substituídos todos os instrumentos de pedra, madeira e até os de osso. Assim a fabricação do ferro permitiu a produção de armas mais poderosas, que foram sendo usadas em guerras pela conquista de outros grupos.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
Idade Antiga aconteceu de cerca de 4000 a.C. até 476 d.C.que aconteceu a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.
Idade Média teve inicio entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. Naquela época a Igreja exercia um papel muito importante ,
Durante o periodo da Idade Media a igreja influenciava muito na vida das pessoas, gozava de amplas riquezas, poder sobre governos e sobre os cidadãos de modo comum, acreditavam que a ordem vinha de Deus e quem desobedecesse estaria afrontando a harmonia divina. Nesta época a sociedade foi dividida em três grandes grupos: o clero, a nobreza e o povo.
A Idade Moderna foi um grande período de transição do mundo medieval feudal para o mundo capitalista e burguês, o qual se inaugurou no final do século XVIII e início o século XIX. Nesta época houve uma mudança de relações entre os diferentes grupos sociais, as visões do mundo e as crenças, outras formas de trabalho de poder. Assim a Idade Moderna não foi essencialmente capitalista e medieval. Os elementos do feudalismo ainda persistiram nas diferentes religiões e regiões da Europa, mas as mudanças acabaram atingindo todos os campos e o que resultou na modernidade.
A Idade Contemporânea ocorreu no ano de 1789 com a revolução Francesa até os dias atuais, foi marcada pelo Iluminismo, trazendo grandes avanços para a sociedade, como a valorização da razão, critica a religião, transformações políticas e econômicas. A sociedade se transforma a partir da ciência, para crer é preciso comprovar através da experiência. Já o poder político burguês foi acompanhado também do desenvolvimento econômico capitalista. Ao longo desse período histórico instaurou-se como forma de organização econômica para todos os continentes do mundo. A religião predominante era a católica romana que não dava espaço para outras religiões.
3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?
Sabendo-se que os egípcios trouxeram avanços significativos para a humanidade, na agricultura, matemática, arquitetura, medicina e escrita, podem-se descrever algumas delas como:
a) As construções de templos para homenagearem os deuses, para demonstração da importância da religião na sociedade Egípcia.
b) A escrita grande contribuição deixada pelos egípcios que também foram um dos primeiros povos a utilizarem o papel como mídia, o qual era chamado de papiro.
c) A economia egípcia era a agricultura, favorecida pela sua posição às margens do Nilo. Em seguida vinha o comércio, que também dependia do Nilo para o escoamento dos seus produtos. Também se utilizavam da prática do comércio de artesanatos e mercadorias. Criavam animais como: porcos, cabras e bois. Usavam o papiro para fabricação de papeis. O processo de mumificação, forte indicador do grau de desenvolvimento da medicina da época, as pirâmides eram grandes templos e mausoléus, que serviam de abrigo para estas múmias. Além disso, as pirâmides representam o alto desenvolvimento da arquitetura e matemática dos egípcios.
d) A religião assumiu um papel importante na sociedade egípcia, pois realizavam as cerimônias no nascimento, casamento, morte, acontecimentos que envolviam toda a sociedade e até festa na época da colheita. Etc.
e) As crenças eram realizadas em torno da adoração de vários deuses. Os principais deuses eram: Osíris – deus da terra e da vegetação; Ísis – deusa das inundações; Hórus – deus do céu; Set – deus da morte. Acreditavam que as almas eram imortais e que no juízo final e até mesmo na reencarnação, por este motivo usavam a mumificar os cadáveres, em especial dos faraós após o ato colocavam em pirâmides, a fim de preservar o corpo para a vida seguinte.
f) A cultura egípcia foi muito influenciada pela religião, principalmente a arte e arquitetura. Contudo, os egípcios, buscando soluções para problemas práticos, nos deixaram também um vasto legado científico.
...