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Historia Medieval

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Por:   •  23/9/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

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MARIA TERESA G.O.A. BARROS *

A partir do séc. IX o latim torna-se uma língua morta, praticada exclusivamente por especialistas. Será, no entanto, o principal veículo do pensamento ocidental até ao século XVI, época em que começa o seu verdadeiro declínio. O acesso à cultura escrita da Cristandade no período românico era concedido unicamente àqueles que dominavam a língua erudita. Este acesso é reservado aos clérigos formados nas escolas conventuais ou nos cabidos, única via de promoção social num sistema em que o nascimento determinava com rigor o papel de cada um na sociedade.

As necessidades culturais dos laicos, nobres, plebeus ou servos, eram satisfeitas por uma iniciação oral rudimentar e por uma cultura imagética que estava na origem dos vastos programas decorativos das igrejas, verdadeiras escolas visuais. A récita através de imagens com o seu conteúdo mágico e narrativo cumpria uma função social importante: dar a qualquer um o sentimento de uma verdade e de um bem comuns.

A partir de meados do séc. XII, a função e o destino do livro mudam de forma considerável. Uma após outra, todas as diferentes regiões do Ocidente cristão ascendem a formas de vida social diferenciada, formas que exigem documentação escrita, livros mais numerosos e especializados.

A cidade desenvolve-se no interior das suas muralhas, aos pés da sua catedral, em redor do seu mercado, cruzamento de numerosas vias. Os seus bispos e aristocratas, os seus mercadores e homens de ofícios, são um bom público, mas um público móvel, versátil, multiforme. A cidade abre o seu mercado ao mais perecível mas, igualmente durável dos seus produtos, o livro. Local de produção e de troca, a cidade tem as suas cartas, as suas corporações, os seus técnicos qualificados, as suas contas, as suas mensagens, não podendo funcionar sem textos de variadas espécies.A cidade e o direito de cidâdania transformam o homem dando-lhe um lugar próprio e único no mundo que o rodeia. A promoção social depende agora da promoção escolar a todos os níveis. A cidade terá de criar múltiplas instituições pedagógicas à imagem do seu complexo corpo social. A memória, os costumes e a tradição são demasiado rudimentares, o ensino e a informação precisam de arquivos, de códigos e de livros.

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