TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Mundo

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

O contexto histórico

No campo científico, no início do sec. XVI ocorreram importantes inovações. A invenção da luneta, possibilitou que a teoria geocentrista – defendida pela Igreja – fosse contestada.

Entre essas inovações estavam a substituição do pergaminho pelo papel e, também, a invenção da prensa, que contribuiu para diminuir o custo de produção de livros. Esses fatores contribuíram para o aumento da alfabetização a partir do sec. XVI

A situação da Igreja Católica

Desse modo, na Europa cristã do sec. XVI, as condições estavam mais favoráveis para a contestação dos dogmas – conjunto de princípios religiosos estabelecido como verdade indiscutível – da Igreja.

O aumento na disponibilidade de exemplares da Bíblia, possibilitou seu estudo a um número maior de católicos letrados. Nessa época, muitos religiosos se manifestavam contra o enriquecimento da Igreja e o afastamento de seus membros das questões espirituais. O que causava maior descontentamento era a institucionalização de práticas como a simonia (venda de relíquias sagradas e favores divinos).

Manifestações heréticas

Desde que o cristianismo foi adotado como religião oficial do Império Romano, foram considerados hereges todos aqueles que não aceitavam os dogmas (princípios religiosos estabelecido como verdade indiscutível).

Martin Lutero

Nascido na cidade alemã de Eisleben, em 1483, Martin teve uma educação rígida com base nos ensinamentos católicos, e formou-se em teologia. Nesse mesmo ano, foi contratado para dar aulas na Universidade de Wittenberg, onde tomou conhecimento dos abusos cometidos pela Igreja por meio da venda de “indulgências” (Indulgenciar é o mesmo que perdoar, era possível comprar indulgências para pessoa já falecidas ou para pecados que ainda não haviam sido cometidos).

Em protesto contra a presença de um vendedor de indulgências em Wittenberg, Lutero afixou na porta da igreja da cidade um cartaz com 95 teses que denunciavam esse e outros procedimentos da Igreja Católica.

Outros movimentos reformistas

As ideias de Lutero logo se espalharam pela Alemanha e em outros países como: Suécia, Dinamarca e Noruega. Tanto nesses países como em sua terra natal, Lutero conquistou vários seguidores chamados de luteranos e/ou protestantes.

Alguns seguidores de Lutero, foram mais radicais, e começaram a pregar fervorosamente contra alguns ensinamentos da Igreja Católica. Essas pessoas deram origem a outros movimentos reformistas, como o zwinglianismo, anabatismo e o calvinismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com