TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História

Por:   •  18/5/2015  •  Ensaio  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

ALUNO: LEANDRO LUCAS NOLETO

                     

                               TEXTO DISSERTATIVO

                       

                    A Importância Das Grandes Navegações

Começamos o texto analisando quais os principais motivos e os objetivos das Grandes Navegações nos séc. XV e XVI. As mudanças que estavam ocorrendo na Europa, no âmbito político, religioso e mental foram importantes para impulsionar as grandes navegações, que através de buscar novas rotas de comercio, levaram o homem à novas descobertas no que se trata de território desconhecido. Quem tinha a maior frota naval era tida como potência marítima, sendo assim Portugal, Espanha e Inglaterra saíram na frente em busca de novas terras e especiarias.

Como Gênova e Veneza detinham o monopólio das especiarias e com isso as comercializavam com preços altíssimos, isso foi motivo o suficiente para Portugal e Espanha iniciarem a busca por essas especiarias, mas não podiam ir pelo mar mediterrâneo, pois era do domínio de italianos, por este motivo os países da península Ibérica tiveram que buscar outra rota alternativa, mais difícil pela distância, contudo esses dois países almejavam a comercialização desses produtos na Europa, pondo fim ao monopólio italiano. Acredito que isso tenha melhorado significativamente o desenvolvimento desses países, principalmente na área de progresso humano de descoberta de seu próprio mundo, contando que todos esses motivos e aspirações, gerados pela competição faz com que busquem sempre mais.

No século XIV foram encontrados a América e o Brasil, mas se formos pensar como eram essas navegações? O que pensavam os navegadores? Bom, isso nos faz refletir o quão difícil era, basta analisar que naquele tempo, séc. XIV, que não se tinha recursos tecnológicos para eliminar o medo do desconhecido, pois eram guiados apenas pelos ventos e a bússola. Isso serve para entendermos quanta coragem esse homens tiveram para enfrentar tal desafio. Entendo que as grandes navegações foram muito importantes para o povoamento do mundo e crescimento do comercio em âmbito mundial, daí se iniciou o que chamamos hoje de globalização, guardada suas devidas proporções.

É um assunto de relevada importância em que se discute a dominação de povos em continentes longínquos e suas consequências. Com a colonização da América a Europa iniciou uma transformação econômica com a crescente exploração das colônias americanas, estas inicialmente serviam apenas para crescer as potencias marítimas que cada vez mais investiam em expandir seus domínios, porem a escassez de moeda fez com que essas colônias se tornassem mais proveitosas, sendo que eram riquíssimas em metais preciosos isso ocasionalmente resolveu o problema das moedas na economia.

Apesar desse assunto ser pouco difundido ou difundido superficialmente no ensino básico, só agora percebi o quanto foi verdadeiramente importante e difícil as vidas dos navegantes do séc. XV, que entre outras coisas contribuíram para o desbravamento pelo homem em seu próprio mundo, com a descoberta de um continente grande e rico em recursos naturais, a América.  Além do desenvolvimento econômico do Velho Mundo.

Portanto reitero a grande importâncias das Grandes Navegações, enxergando isso como um grande avanço para a humanidade na época, independente de exploração, mas vendo o lado do desbravamento, da conquista dos desafios, da capacidade de buscar o novo mesmo correndo riscos, da necessidade de evoluir como sociedade, enfim compreendo que as grandes navegações tiveram um grandioso papel história humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com