História
Por: Leandro Lima • 6/9/2015 • Dissertação • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
HISTÓRIA I
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer o papel da história na formação da sociedade e seus cidadãos, trazendo uma análise critica de minha formação pessoal, bem como as fontes das quais o conhecimento é proveniente. Aborda as correntes historiográficas, dentre as quais a que prevaleceu em minha formação até o momento e ainda os conhecimentos que me foram acrescentados no curso de Ciências Sociais.
Gostaria dede abordar sem pretensões de esgotar o assunto as influências que as correntes historiográficas tiveram na sociedade tendo esta como fruto de um passado. E por fim estarei relatando um fato histórico com interpretações distintas, explicando os motivos pelos quais tais interpretações aconteceram de acordo com a formação de cada meio social.
IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE.
Em primeira análise a história foi fundamental para a formação da social e cultural em nosso país, e se hoje estamos a mercê de governos oportunistas onde o cidadão é apenas tido como importante na época das eleições, tudo isso é reflexo da forma com que nosso país foi colonizado, ou seja, explorado e submetido a uma cultura totalmente contrária e avessa a nossa realidade, condicionando dessa forma os cidadãos a não terem identidade própria, onde tudo que é de fora tem relevância maior e o próprio brasileiro se sente menos e incapaz.
Podemos associar essa formação cultural também a prática escravista e a idéia de submissão que existe até os dias atuais é adquirida em virtude dessa prática, pois nossa país estacionou enquanto outros diversos países hoje tidos como desenvolvidos se preocuparam em colonizar e se desenvolver. Outro fato de extrema importância na nossa formação foi a forma como o Brasil foi dividido, ou seja, retalhado e entregue nas mãos de pessoas importantes na época para o governo, e o poder assim ficou concentrado na mãos de poucos assim como nos dias atuais, sendo que cada uma dessas subdivisões foi passando de pai para filho.
Diante desses fatos é fácil analisar que a sociedade ainda hoje é submetida a toda a vivência de fatos ocorridos ao longo da história, visto que o homem passou a fazer história desde a percepção da capacidade de atuar sobre o meio, transformando-o segundo seus interesses, a discrepância esta em não favorecer os interesses do coletivo e sim de uma minoria burguesa que detém o poder e age de acordo com seus interesses próprios, submetendo a massa social a condições impostas e injustas.
FORMAÇÃO PESSOAL
Minha formação enquanto cidadão participativo de uma sociedade se deu de acordo com o meio social ao qual estive inserido ao longo da minha vida. Antes mesmo de iniciar na escola já possuía algumas concepções prévias, mesmo que de senso comum de e da história.
Na escola a qual freqüentei o aprendizado não passava de uma transferência de informações históricas contadas sob o ponto de vista de um livro didático com visão singular positivista sem a participação critica por parte doa alunos e do próprio professor, de modo a não explorar a criatividade e, portanto pouco significativa para a formação do individuo, uma vez que esse processo só informa, introduzindo idéias pré determinadas e maquiadoras da realidade onde a história é contada sob uma visão elitizada.
Em meu meio familiar, obtive a contribuição para a formação da base do meu caráter, porém com pouco valor informativo e formativo intelectualmente, levando em consideração o pouco conhecimento que meus genitores possuíam na época. Ainda na adolescência deixai meu lar por motivo de trabalho, ganhando dessa assim uma nova visão de mundo, onde me deparei com uma realidade social completamente diferente a que tinha vivenciado até então, a partir daí passeia a desenvolver minha formação critica, adquirindo novos conhecimentos e correlacionando com o contexto histórico. E nesse momento essa visão critica tende a mudar ainda mais, pois o curso de Ciências Sociais irá me proporcionar mecanismos e embasamento teórico para repensar a formação da sociedade e analisá-la de uma forma profunda e critica.
...