História Contemporânea História do Brasil Túnel do Tempo
Por: ElianePS25 • 21/12/2016 • Trabalho acadêmico • 2.110 Palavras (9 Páginas) • 341 Visualizações
Disciplinas: | História Contemporânea; História do Brasil Republicano; Teoria da História e Historiografia; Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da História; Seminário da Prática VI. | Semestres: | 5º/6º |
Profs.: | José Osvaldo Henrique Corrêa; Julho Zamariam; Amanda Larissa Zilli; Aline Vanessa Locastre; Fabiane Tais Muzardo. |
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
OBJETIVO: Oferecer ao graduando a oportunidade de atrelar a teoria adquirida na
Universidade ao planejamento de um projeto.
CONTEXTUALIZANDO A ATIVIDADE:
Em uma escola particular de uma grande cidade do Paraná, todos os anos é promovido um grande projeto, que envolve alunos, professores e funcionários. A atividade consiste em transformar as salas de aula, ambientando-as de tal maneira que fica praticamente impossível reconhecê-las durante a realização do evento.
A ambientação ocorre segundo o tema escolhido no ano, cabendo a cada professor organizar uma ou duas turmas, para que realizem pesquisas preliminares sobre o tema e posteriormente, coloquem a “mão na massa”, preparando todo o material para a decoração da sala.
No último ano, Raquel, professora de História do Ensino Médio, realizou esse tipo de atividade com o 1º e 2º anos. O tema desta “Feira Cultural” foi: “África - passado e presente”. Ela se empenhou durante quatro meses neste projeto, que consistia em: arrecadar dinheiro para a compra dos materiais a serem utilizados nas atividades; organizar grupos de alunos; propor pesquisas sobre o tema “África” e decidir, juntamente com seus alunos, quais países africanos iriam homenagear. Ficou decidido que abordariam a África do Sul e a Líbia. A “Feira Cultural” foi um grande sucesso, e tanto ela como os alunos, receberam incontáveis elogios da comunidade
escolar.
Neste ano, o evento ganhará novas proporções. Ele será aberto ao público e o jornal da cidade virá fazer uma cobertura. Raquel, em um primeiro momento, sentiu- se amedrontada, uma vez que um evento nestas proporções é bastante difícil de organizar. Mas, ao perceber a empolgação de seus alunos, que agora cursam o 2º e
3º anos do Ensino Médio, recuperou suas energias e começou rapidamente a colocar
suas ideias “no papel”.
O tema proposto este ano veio de um professor de Sociologia, o Rodolfo. Ele propôs em reunião docente que deveriam enfocar a transformação da sociedade contemporânea ocidental, a partir de um enfoque “década a década”. Assim, ficou[pic 2]
estabelecido que o tema da “Feira Cultural” deste ano seria: “Túnel do Tempo”, ficando
para Raquel a abordagem das décadas de 1910 a 1950.
A direção do colégio, este ano, exigiu que todas as etapas do projeto estejam descritas, passo a passo, por cada professor. Dessa maneira, será preciso que Raquel crie um roteiro para o desenvolvimento do projeto, ressaltando a importância de trabalhos como este no ambiente escolar, selecionando os conteúdos a serem trabalhados bem como dotando-os de um aporte historiográfico.
Sua tarefa será ajudar a professora Raquel a estruturar este projeto, seguindo os critérios que ela estabeleceu. Vamos começar?
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO:
Quando construímos projetos no ambiente escolar, estamos possibilitando aos nossos alunos se integrarem, de forma satisfatória, ao processo de ensino- aprendizagem. Transpor as aulas tradicionais e oferecer novas possibilidades de conhecimento é uma das missões às quais os professores estão aptos a cumprir e assim, levar a seus alunos novas experiências de vida.
Trabalhar com outras atividades não é uma tarefa fácil. Embora os resultados sejam, em geral, satisfatórios, projetos que agregam grande quantidade de pessoas e englobam diferentes disciplinas, acabam requerendo dos educadores, uma boa dose de perseverança e organização.
Antes de iniciar um projeto, esteja ele voltado apenas a uma disciplina, ou com enfoque interdisciplinar, é preciso seguir alguns critérios, que podem estar ordenados desta maneira: o primeiro passo a ser dado, antes de anunciar a ideia aos alunos (que ficam, geralmente, bastante entusiasmados) é expô-la à direção e aos professores de disciplinas correlatas. Após esta inicial exposição e o parecer da equipe pedagógica, deve-se buscar os caminhos a serem traçados. Levantar os problemas que poderão surgir e delimitar o papel de cada um (alunos, professores, direção, pais e funcionários) na sua execução.
Mesmo quando o projeto já ocorreu em outras ocasiões, ou se ele está previsto no calendário escolar e, portanto, aceito pela comunidade é necessário discutir sobre seus “erros e acertos”, para aperfeiçoá-lo cada vez mais. Outro ponto importante (e indispensável), é oferecer um embasamento teórico para os estudantes, com vistas a evitar a propagação do “senso comum” durante sua execução.
Assim, buscando embasar os estudantes de forma adequada, a partir de um aporte historiográfico referente ao tema, será preciso seguir tais orientações para estruturar o projeto:[pic 3]
1ª Etapa: Nessa etapa ocorrerá um embasamento teórico-metodológico, acerca da importância da disciplina de História nos currículos escolares do Ensino Médio, tendo como suporte os Parâmetros Curriculares Nacionais de sua disciplina.
Para realizar a 1ª etapa leia e analise a parte referente à disciplina de História dos Parâmetros Curriculares Nacionais voltado ao Ensino Médio – disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Depois, em forma de texto
(deve conter entre 1 e 2 páginas), busque responder às duas questões abaixo:
...