História Da Arte Romana
Pesquisas Acadêmicas: História Da Arte Romana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2413 • 7/10/2014 • 395 Palavras (2 Páginas) • 812 Visualizações
A arte em Roma
A formação cultural dos romanos foi influenciada principalmente por gregos e etruscos, contribuindo para que a Roma se tornasse o centro de um vasto império.
A arte romana assimilou, da arte greco-helenística, a busca por expressar um ideal de beleza e da etrusca, a preocupação em expressar a realidade vivida.
Foi dividida em três grandes períodos, monárquico, republicano e imperador.
Arquitetura – um dos legados deixados pelos etruscos foi o uso do arco e da abóboda nas construções, esses dois elementos permitiam aos romanos criar amplos espaços internos, livres de excesso de colunas.
No final do século I d.C, Roma havia superados as influências gregas e etruscas e estava pronta para desenvolver criações artísticas independentes e originais.
A planta das casas romanas era rigorosa e invariavelmente desenhada segundo um retângulo básico. Os romanos acrescentaram no fundo da casa um peristilo em torno do qual se dispunham vários cômodos ( criado isso em influencia da cultura Greco-helenística).
Arquitetura dos templos – costumavam construir seus templos em um plano mais elevado, de modo que a entrada era alcança através de uma escadaria. O Pórtico e escadaria tornavam a fachada principal bem distinta das laterais e do fundo do edifício.
Enquanto a concepção arquitetônica grega criava edifícios para serem vistos do exterior, a romana procurava criar espaços interiores.
Teatro – Os anfiteatros construídos pelos romanos eram bem amplos, destinados a abrigar muitos espectadores. Usando ordens de arcos sobrepostas, puderam construir o local destinado ao público – o auditório.
Obtiveram maior liberdade na construção, podendo construir edifícios em qualquer lugar, qualquer topografia.
Os anfiteatros caracterizavam-se por um espaço central elíptico, onde se dava o espetáculo, e, circundando esse espaço, um auditório, composto de um grande numero de filas de assentos que formavam uma arquibancada. Um exemplo disso é o Coliseu de Roma, o mais belo anfiteatro romano.
Pintura e mosaico – As pinturas faziam parte da decoração interna dos edifícios e podem ser apreciadas em painéis que recobriam as paredes das casas.
Os romanos são verdadeiros mestres do mosaico. Trata-se de uma técnica diferente da pintura, mas que, assim como esta, ornamenta as obras arquitetônicas.
Tanto na pintura quanto no mosaico, ora de maneira rústica mas alegre, ora de maneira segura e brilhante, souberam misturar realismo com imaginação, e suas obras ocuparam grandes espaços nas construções, complementando ricamente a arquitetura.
Escultura – O romanos eram realistas e práticos, suas esculturas são em geral um representação das pessoas.
...