TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Medieval Medievalidade

Por:   •  20/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Grupo: Bárbara Penco; Thainá Norberto; Wictória Peixoto

Disciplina: História Medieval I

Professora: Renata Rodrigues Vereza[pic 1]

Link do meme: https://br.pinterest.com/pin/508625351646032172/

Nosso grupo fez a escolha desse meme por duas razões principais:

 

A primeira delas, se encontra na parte superior da imagem e utiliza a palavra “medieval” como um adjetivo para retratar um pensamento ultrapassado, inferior ou até mesmo preconceituoso. Em diversos segmentos da internet conseguimos encontrar o uso desse vocábulo (medieval) como um termo extremamente pejorativo, fazendo referência ao pré-conceito estabelecido pela massa, em identificar a Idade Média como um período exclusivamente de barbárie e ignorância. Basicamente, a utilização desse termo com esse fim resume os tempos medievais como uma “régua” para o retrocesso do pensamento. Segundo Baschet, esses pré-conceitos ( que surgiram na Europa Moderna), têm o intuito de reafirmar a evolução do pensamento europeu, contrastando-o com um passado supostamente desatualizado.

A segunda razão pela qual escolhemos esse meme, é o fato da associação de todo o período medieval apenas a Baixa Idade Média (Séc. XIV e XV). A Baixa Idade Média foi marcada pela disseminação da Peste Negra, que dizimou boa parte da população europeia. Por ser um evento marcante na história mundial, faz com que o senso comum resuma a Idade Medieval a essa época delicada e triste. O meme é insensível a uma doença que foi cruel com a população e deixou inúmeras famílias desmembradas, utilizando uma imagem que retrata desumanamente a exclusão das pessoas que contraíram a doença.  

A respeito da imagem, é original de um quadro do artista  Nicolas Poussin, datado de 1630 (Séc. XVII) e intitulado " The Plague at Ashdod", que retrata uma passagem bíblica referente ao furto da Arca Aliança, e não propriamente a Peste Negra. Com isso, é possível concluir que a Peste Negra é constantemente relacionada a qualquer imagem que retrate situações de precariedade mediante a doenças (em específico as de caráter epidemiológico).

As constatações apresentadas pelo grupo exemplificam o estereótipo de uma Idade Média bárbara, ignorante, precária e doente, que impregnou-se no senso comum durante a transição entre o período medieval e o período moderno e tem se mantido até a atualidade.

REFERÊNCIAS:

  • BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil á colonização da América. São Paulo; Editora Globo, 2006.
  • Sobre a imagem original:

https://hekint.org/2019/10/10/the-plague-of-ashdod-by-nicholas-poussin/

  • Link do meme: https://br.pinterest.com/pin/508625351646032172/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com