História Raciocínio Lógico
Dissertações: História Raciocínio Lógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaB91 • 8/4/2014 • 932 Palavras (4 Páginas) • 682 Visualizações
podemos afirmar que a preocupação fundamental da filosofia desde sua origem é a de procurar dar uma lógica a este mundo.
Com Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.c.) surge a primeira proposição filosófica, ou pode-se dizer, a primeira explicação sobre a origem do cosmo. tales afirma que “tudo é água”. de acordo com a tradição filosófica, isto é tudo o que este pensador tem a nos dizer sobre o princípio vital da natureza.
tales foi um filósofo grego, nasceu em Mileto
(atualmente pertencente à turquia) por volta de
646 a.c. e morreu no ano de 546 a.c. É um dos “sete
sábios” da antiguidade; se destacou tanto na filosofia
como na matemática. a ele se atribui as primeiras
demonstrações de teoremas geométricos mediante
o raciocínio lógico.
ArchÉ – palavra grega que significa o princípio ordenador do mundo, presente em todas as coisas, dando a origem à variedade dos fenômenos naturais.
cosMo – palavra de origem grega que significa mundo, de maneira mais ampla, o universo que o homem conhece (chalIta, 2005).
os primeiros filósofos foram chamados de fisiólogos, uma vez que estavam
preocupados mais especificamente com a phýsis (natureza) e seus fenômenos (seu
desenvolvimento, o nascimento dos seres, a morte etc.)
Anaximandro (cerca de 610-547 a.c.) dizia ser impossível escolher apenas um elemento da natureza para explicar toda ela, pois se assim fosse, como poderíamos explicar elementos como o fogo, oposto à água? tudo na natureza, para ele, tinha um oposto e, portanto, o princípio deveria ser uma mistura infinita, ou, como ele teria chamado: o ápeiron.
Anaxímenes (cerca de 596-525 a.c.) elegeu o ar como elemento originário. este, e não a água, seria o princípio de tudo, pois na sua análise era o elemento mais sutil da natureza e desta forma é anterior à água. Para este pensador, basta observarmos o que acontece quando colocamos o elemento fogo em contato com a água para vermos que esta última se desfaz em vapor, ou como queira, ar.
Heráclito (cerca de 540-480 a.c.) dizia qie a contradição e a mudança seriam o princípio universal do cosmo e da própria vida.
o nascimento da lógica formal
Para Parmênides (cerca de 515-450 a.c.), se confiássemos apenas no que estávamos vendo, ou no que estávamos sentindo, não seria possível dizer algo sobre o mundo. Como dizer, por exemplo, que uma árvore ou outra coisa qualquer seria bonita se em alguns segundos, se por qualquer causa repentina ou acidental, ela poderia parecer feia? o filósofo de Eleia chegou à conclusão de que o pensamento, o dizer, portanto, exigia antes de tudo, identidade.
Respostas :
1 - Que princípio lógico já está implícito no poema sobre a natureza de Parmênides? comente.
R: O princípio de que, antes de tudo, devemos pensar no que somos, e não ter uma certeza imutável. Sempre pensar que tipo de pessoas somos e evoluir com esses pensamentos.
2 - em qual dos fragmentos expostos acima, está mais bem expresso este princípio? comente.
R: É necessário dizer e pensar que o ser é: de fato, o ser é,
o nada não é: te exorto a que consideres isso.
e, portanto, desse caminho de busca te conservo distante
mas, depois, também daquele sobre o qual os mortais que nada sabem seguem vagando, homens de duas cabeças:
de fato, é a incerteza que ao seu peito conduz uma destinada mente.
Aqui o filósofo diz que devemos pensar, e sempre
...