História da franquia
Tese: História da franquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellynhakarol • 24/5/2014 • Tese • 700 Palavras (3 Páginas) • 385 Visualizações
Historia da Franquia
Após a segunda grande guerra, concretizou-se nos Estados Unidos, como evolução de contratos de distribuição que se disseminaram na segunda metade do século XIX, uma nova prática empresarial, que se deu o nome de franchising, ou franquia, por meio do qual o titular de um estabelecimento empresarial permitia a outros empresários ou sociedades empresárias desfrutar da tecnologia mercantil desenvolvida, a logística de operação e do bom nome junto à sociedade, cedendo-os em troca de uma remuneração acordada em valor certo ou por meio de cláusula de sucesso, participação sobre o faturamento.
No Brasil, a franquia empresarial tem muito a haver com a Lei 8.955/94, que a define como sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e eventualmente, também ao direito de uso da tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem vínculo empregatício.
No contrato, em suma, se cede o aviamento empresarial, o conceito e a lógica do negócio, através de duas formas básicas:
- franquia de marca e produto, na qual o fornecedor permite o uso do nome do estabelecimento ou de marca, fornecendo produtos a serem negociados.
- franquia de negócio formatado no qual o franqueador oferece um pacote técnico-gerencial e mercadológico mais completo.
Conceito de Franchising
Sistema onde alguém (FRANQUEADOR) AUTORIZA um terceiro (FRANQUEADO), a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos
e/ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de
operação e gestão de um negócio de sucesso.
Franquia
É um contrato pelo qual um empresário franqueador, licencia o uso de sua marca a outro, franqueado e presta-lhe serviços de organização empresarial, com ou sem venda de produtos.
Franquia consiste, na conjugação de dois contratos:
• licenciamento de uso de marca
• organização empresarial
Normalmente, o franqueador dispõe de recursos e deseja constituir uma empresa comercial ou de prestação de serviços.
Como não têm conhecimentos técnicos e de administração e economia, geralmente necessários ao sucesso do empreendimento, o franqueador, titular da marca já conhecido dos consumidores, desejando ampliar a oferta do seu produto ou serviço, oferece ao franqueado, a organização empresarial, sem as despesas e riscos inerentes à implantação de filiais.
O franqueado, adquire do franqueador os serviços de organização empresarial e mantém com os seus próprios recursos, observando estritamente as diretrizes estabelecidas pelo franqueador.
Portanto, as partes obtém vantagens porque o franqueado que tem o suporte financeiro, negocia com produtos ou serviços já trabalhados junto ao público consumidor pelo franqueador, através de técnicas de Marketing, testadas e aperfeiçoadas e o franqueador amplia a oferta de suas mercadorias ou serviços, sem novo aporte de capital.
Com relação aos serviços de organização empresarial, que o franqueador presta
...