TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Paraguai

Seminário: História do Paraguai. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

História do Paraguai

O território que atualmente corresponde ao Paraguai foi habitado primeiramente por índios guaranis, gaycurus e payaguás. Em 1530, teve início a colonização espanhola, criando o forte de Nossa Senhora da Assunção (atual Assunção) como a base da colônia no século XVI. A população nativa foi escravizada durante o século XVII, esse fato impulsionou a realização de missões jesuítas com o intuito de proteger os índios. No entanto, essas missões foram reprimidas com violência por parte dos colonizadores portugueses e espanhóis, que massacraram as comunidades indígenas.

O Paraguai obteve sua independência no dia 15 de maio de 1811, e iniciou um processo de isolamento das demais nações sul-americanas. Em setembro de 1840, com a morte do ditador José Gaspar Rodríguez Francia, no poder desde 1814, o país passou a ser governado por Carlos Antonio López, promovendo um intenso processo de industrialização e investimentos em infraestrutura, um exemplo foi a construção da primeira ferrovia na América do Sul.

Em 1862, Francisco Solano López, filho de Carlos Antonio López, assumiu a presidência do Paraguai. A nação conseguiu um alto grau de desenvolvimento econômico, atingindo status de potência regional no continente. Visando expandir seu comércio, o país entrou em guerra contra o Brasil, Argentina e Uruguai, na busca de obtenção de territórios que possuíssem saída para o mar. Esse conflito ficou conhecido como Guerra do Paraguai, e se estendeu durante os anos de 1865 a 1870. No entanto, as consequências desse conflito para os paraguaios foram extremamente negativas, pois o país foi derrotado, tendo aproximadamente 50% da sua população morta, destruição da infraestrutura, além de perdas territoriais, fatos que prejudicaram – e ainda prejudicam – o desenvolvimento econômico do país.

Outro conflito envolvendo o Paraguai foi a Guerra do Chaco (1932 – 1935), que foi travada contra a Bolívia por disputa territorial da região do Chaco Boreal, pois foi descoberto petróleo nessa área. Nessa ocasião, o Paraguai saiu “vencedor” e conquistou cerca de 75% da região disputada.

Em 1936, oficiais liderados por Rafael Franco iniciaram a Revolução Febrerista, que realizou a reforma agrária e nacionalizou parte da economia, promovendo uma política populista. Porém, em 1937, Franco foi deposto pelos liberais.

Em seguida, o Paraguai passou por vários golpes políticos, sendo interrompidos em 1954 com a queda do presidente Frederico Chávez e a posse do general Alfredo Stroessner. Com o apoio do Partido Colorado, instalou-se uma ditadura no Paraguai, com repressão a manifestações. Somente em fevereiro de 1989, um golpe militar tirou do poder Stroessner, que se refugiou no Brasil. O líder do golpe, Andrés Rodríguez, elegeu-se presidente.

O ex-bispo Fernando Lugo, em abril de 2008, tornou-se presidente do Paraguai com 42,2% dos votos. Através da coalizão partidária Aliança Patriótica para a Mudança (APC), que reúne partidos de extrema esquerda e de centro-direita, findou-se a hegemonia do Partido Colorado, que governou o país durante 61 anos. Em abril de 2009, o envolvimento de Lugo num escândalo de paternidade gerou uma grande crise política no país.

Curiosidades do Paraguai

O nome oficial do país é República do Paraguai (Repúplica del Paraguay, em espanhol).

A palavra Paraguay é de origem guarani e significa “mar imenso” – referência a uma das bacias hidrográficas locais, a do rio Paraguai.

O Paraguai possui dois idiomas oficiais: o espanhol e o guarani.

A moeda local é o guarani.

Atualmente (ano de 2011), a população paraguaia é estimada em 7,5 milhões de pessoas. Detalhe: três vezes menor do que a população da Grande São Paulo.

A maior parte da população é mestiça, resultado do cruzamento entre colonizadores europeus e tribos pré-colombianas.

As principais cidades paraguaias são Assunção, Ciudad del Este, San Lorenzo, Luque e Capiatá.

A bandeira do Paraguai é a única em todo o mundo com o emblema dos dois lados diferentes.

O Paraguai tornou-se independente da Espanha em 1811 – 11 anos antes da independência brasileira. O processo de independência foi pacifico, não se derramou uma gota de sangue.

A Guerra do Paraguai dizimou três quartos da população desse país. De uma população de 800 mil pessoas, sobraram 200 mil. Dizem que até hoje o Paraguai não se recuperou totalmente dessa guerra.

A primeira medalha olímpica do Paraguai foi conquistada em 2004, nos jogos de Atenas – Grécia.

O Paraguai é um dos países com maior biodiversidade da América do Sul. A região do Chaco é a mais “ecologicamente rica”, com paisagens e animais que em muito se assemelham às brasileiras.

Já pensou em visitar uma praia e pegar um bronze no Paraguai? Apesar de não possuir litoral, o país é rico em praias de água doce. As mais badaladas são as do lago Ypacaraí.

E já pensou em curtir o carnaval no Paraguai? Pois isso também é possível. O carnaval mais animado é o da cidade de Encarnaceno, que, durante o mês de fevereiro, reúne milhões de animados foliões para aproveitar a festa.

E tomar um chimarrão paraguaio, já pensou? Chamado por lá de terere, a bebida é amplamente consumida pelos paraguaios. Tanto o chimarrão quanto o terere são produzidos a partír da erva-mate, com a diferença de que o terere (tererê, no Brasil) é doce e comumente servido com água fria.

O terere é tomado num recipiente feito com chifre de boi chamado guampa.

Um dos pratos mais populares do Paraguai é a “sopa paraguaya”, que não é exatamente uma sopa, mas uma espécie de bolo preparado com milho, fubá, manteiga, cebola e queijo ralado. Boa parte dos pratos da cozinha paraguaia levam milho e mandioca.

O estilo musical típico do país é a guaraña (ou guarânia). Para os brasileiros que não conhecem o Paraguai, nem a região Centro-Oeste do Brasil, uma curiosidade: esse estilo é bastante popular no estado do Mato Grosso do Sul.

A Usina de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi durante muito tempo a maior usina hidrelétrica do mundo. Na sua construção, foi utilizado cimento suficiente para construir 210 estádios do Maracanã. Uma observação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com