TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do país Japão

Artigo: História do país Japão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

História do país:

Japão é um país insular da Ásia Oriental. As características que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a "Terra do Sol Nascente".

O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional.

Geografia:

O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste da Ásia. Entre 70% e 80% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso com uma cordilheira no centro das ilhas principais, de forma que as pequenas planícies costeiras se tornam as áreas mais povoadas do país.A montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão é o monte Fuji.

Clima:

clima subártico

Temperado.

Subtropical.

Conflitos:

Guerra do Pacífico é o conflito armado entre o Japão, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a China e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial - Participaram do conflito o Japão, a China, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, Austrália, Filipinas, Malásia, Tailândia, Birmânia, Índia, Países Baixos, Nova Zelândia, França Livre, Canadá, México, e a União Soviética. O conflito teve duração de oito anos. Nos últimos meses do conflito A China e Coréia não apoiavam os Aliados diretamente. Mas o império japonês sofria constante rebeliões na China e na Coréia, como as guerrilhas chinesas e os piratas coreanos.

Transformada em guerra por toda a região após quatro anos apenas de conflito sino-japonês, a Guerra do Pacífico se dividiu em duas etapas: entre 1937 e junho de 1942, o Japão manteve a ofensiva e foi vitorioso na ocupação de grande parte do território chinês, na destruição da frota americana, na tomada de Hong Kong e Singapura.

A partir da Batalha de Midway, com a vitória da marinha e da aviação norte-americana impedindo o desembarque das tropas japonesas no atol e a destruição dos principais porta-aviões do Japão, a ofensiva passou para o lado dos Aliados, que num longo caminho por um período de três anos reconquistaria todos os territórios tomados através de grandes batalhas terrestres e navais até as explosões atômicas de Hiroshima e Nagasaki que causariam a rendição incondicional do Império Japonês em 2 de setembro de 1945.

Politica:

O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. A Constituição o define como "símbolo do Estado e da unidade do povo" e ele não possui poderes relacionados ao governo. O poder, concedido por soberania popular, está concentrado principalmente na figura do primeiro-ministro do Japão e de outros membros eleitos da Dieta. O imperador age como chefe de Estado em ocasiões diplomáticas, sendo Akihito o presente imperador do Japão e Naruhito, o próximo na linha sucessória do trono.

Economia:

A economia do Japão é a 3ª maior do mundo se considermos seu Produto Interno Bruto (PIB) Nominal, estimado em US$ 5,8 trilhões (2011). O sistema japonês de gestão da economia apresenta características muito peculiares. Ainda que a participação direta do Estado nas atividades econômicas seja limitada, o controle oficial e sua influência sobre as empresas são maiores e mais intensos que na maioria dos países com economia de mercado. Esse controle não se exerce por meio de legislação ou ação administrativa, mas pela orientação constante ao setor privado e pela intervenção indireta nas atividades bancárias. Existem, também, várias agências e departamentos estatais relacionados com diversos aspectos da economia, como exportações, importações, investimentos e preços, assim como desenvolvimento econômico. O objetivo dos organismos administrativos é interpretar todos os indicadores econômicos e responder imediatamente e com eficácia às mudanças conjunturais. A mais importante dessas instituições é a Agência de Planejamento Econômico, submetida ao controle direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com