INDIOS
Resenha: INDIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissaygho • 6/10/2014 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
a "batalha pelo monopólio da santidade" foi uma luta mortal pelo poder espiritual, em que os rivais tentaram se apoderar dos instrumentos, dos símbolos, da fala dos outros.
5)Acompanhar o iter semântico dos termos "profeta" e "santidade", usados para designar os grandes xamãs, leva-nos a desvendar o processo de leitura e tradução do "outro", que se iniciou com a descoberta, com os primeiros relatos dos viajantes e missionários a respeito dos tupinambá e de seus grandes xamãs: os caraíbas. O "profetismo" é muito mais a projeção de uma categoria ocidental, utilizada na época do contato para ler, entender, e finalmente construir o "outro" indígena, do que propriamente um elemento "original", no sentido de pré-colonial, da cultura tupi-guarani.
6) Cerimonia : Os caraíbas, agiam em grupos ou sozinhos, percorrendo as de 3 ou 4 anos, depois da chegada dos caraibes, mulheres, crianças e homens eram separadosem molecas diferentes e começavam a dancar e cantar. Os homens dançavam em volta dos caraibes com plumas, cocares, braceletes de varias cores ... no final de toda cerimonia os maracás era transformados em idolos.
Em relaçao a religiao, Léry dizia que além de não ter conhecimento do verdadeiro Deus, não adoram quaisquer divindades terrestres ou celestes, como os antigos pagãos, nem como os idólatras de hoje, tais os índios do Peru…Não têm nenhum ritual, nem lugar determinado de reunião para a prática de serviços religiosos, nem oram em público ou em particular
A "batalha pelo monopólio da santidade" foi uma luta mortal pelo poder espiritual, em que os rivais tentaram se apoderar dos instrumentos, dos símbolos, da fala dos outros.
...