Importância Da Grecia
Dissertações: Importância Da Grecia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andressag • 27/3/2014 • 352 Palavras (2 Páginas) • 1.876 Visualizações
Aponte as principais características sobre a importância da Grécia para a História do Direito. Inclua na sua análise a leitura do Texto Grécia, itens: Povoamento, Período Homérico, Período Arcaico - Esparta, Período Arcaico - Atenas.
As principais características foram o desenvolvimento da democracia e o direito atingiu uma forma mais aperfeiçoada. Em Esparta a idéia dos três poderes constitucionais,criação de leis e a aplicação da justiça. Era muito retórico,mas havia muitos redatores jurídicos,conhecidos como logógrafos. Assim a importância da escrita e a lei começou a ser escrita e usada como instrumento de poder.
Com a leitura do Texto Grécia,pode considerar algumas questões sobre determinados tópicos como:
Povoamento: Os primeiros povos na Grécia foram os Pelasgos,depois teve um grande período de invasões por povos arianos indo-europeus,Aqueus,Jônios,Eólios,Dórios.
Período Homérico: Representavam os Genos,grande família. Todos os descendentes do mesmo grupo,viviam no mesmo lar. O chefe era o pater,responsável pela justiça e administração. A propriedade não podia ser vendida. O trabalho era coletivo,assim como a produção era distribuída igualmente,sem diferenciação econômica. Mas teve a desintegração dos Genos,o crescimento da população não era acompanhado com o da produção.
Período Arcaico- Esparta: Haviam três classificações,os espartanos classe dominante,dedicavam-se a política e a guerra. Os periecos,eram submetidos aos espartanos,eram camponeses,comerciantes ,podendo possuir terras e bens móveis,mas pagavam tributos. E os hilotas,escravos,trabalhavam na agricultura para sustentar o proprietário e sua família.Eram propriedades do Estado
Governo Espartano: Toda a sociedade e a educação espartana estavam voltadas para a guerra. O exercito tinha importância fundamental.
Período Arcaico- Atenas: População dividida em cinco classes:
Eupátridas: os bem nascidos. representam a aristocracia agrária, dona das melhores terras
Geomores: formada pelos pequenos proprietários de terras.
Demiurgos: comerciantes e artesãos
Metecos: classe social constituída de estrangeiros. Eram comerciantes, pessoalmente livres, mas sem
direitos civis ou políticos
Escravos: prisioneiros de guerra, sem direitos políticos, eram inicialmente inexpressivos, mas logo se transformaram na base da produção agrária. Em Atenas atuavam em todos os ofícios, exceto na atividade política. Podiam chegar à liberdade, mas nunca à cidadania.
Educação Ateniense: Tinham duas finalidades: o
desenvolvimento do cidadão fiel ao Estado e a formação do homem que adquiriu plena harmonia e domínio de si" .
...